quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Viagens ao passado -2-

Neste folhear dos Almanaques Bertrand, encontrei, na edição de 1913, a seguinte nota que até me arrepia …

“ Como se escreverá dentro de 300 anos?

Segundo refere um jornal estrangeiro, Prieto Rivera affirma que todas as línguas abandonarão um dia o alphabeto comum para adoptarem o systema ideógraphico dos chinezes, por ser o único meio radical de comprehensão entre todos os povos, da mesma forma que as mathematicas, a chimica, a physica, a astronomia e a música adoptaram uma só linguagem.
Tem-se falado muitas vezes da complicação da ideographia chineza; ora essa complicação é muito menor que a de qualquer alphabeto , visto todos os caracteres chinezes se formarem de dez elementos apenas.
Ainda sob o ponto de vista esthetico, acrescenta, a escripta chineza excede todos os alphabetos “
Não sei quem era o Sr. Prieto Rivera ( os Rivera eram falangistas espanhóis mas o Sr Prieto ? ) e felizmente não teve força para ser levada a sério a sua opinião. Nem sei se o que diz merece discussão. Só espero que,nesta fase expansionista chinesa, o Almanach Bertrand de 1913 e este blogue não cheguem aos ideólogos da China… ( Já pensaram que nestes próximos anos de crise económica se pouparia imenso em traduções ?!)

E já agora, uma das muitas “anedotas” que enchiam sobretudo os números mais antigos :

“ - Está-me pesando na consciência mandar à viscondessa esta carta anonyma.
- Mas ha remédio : põe-se-lhe uma assignatura falsa”


Aí está uma graça que hoje seria igual mas atribuída a uma loira…

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Viagens ao passado -1-

Durante uma nova fase de arrumações e “limpezas”, folheei alguns volumes do “Almanaque Bertrand” que se publicou anualmente, entre 1899 e 1969. Continham calendários com todos os dados inerentes (luas, marés, eclipses, santos para cada dia do ano), poemas, anedotas, caricaturas, adivinhas, problemas de matemática (que vi mais tarde retomados em agendas de matemática modernas), artigos sobre Geografia, História, regionalismos. O meu avô e o meu pai tinham o hábito de os comprar mas muitos desapareceram, fechados sem cuidado, durante anos, numa arrecadação húmida (aí se desfez também a minha colecção do “Cavaleiro Andante” e outra banda desenhada da época). Alguns recuperei, não em muito bom estado, mas possíveis de consultar. O mais antigo é de 1905 mas comecei por abrir o de 1945, sabe-se lá porquê …
Muito a propósito encontrei uma nota sobre a origem da palavra “BANCARRÔTA”. Aí vai:

“ A bancarrota é coisa, por infelicidade, tão frequente, que ninguém ignora a sua significação. A palavra parece ter vindo de Itália, recordando um uso outrora estabelecido naquele país.
Cada negociante possuía o seu banco na praça da bolsa. Quando não satisfazia os seus compromissos ou deixava periclitar o seu negócio e se declarava “falido”, o seu banco era imediatamente quebrado: “banco rotto”, banca rotta”. Naquela época, a falência era de a tal ponto deshonrosa que dava lugar a curiosas cerimónias e, em Pádua, ainda se pode ver a “pedra do descrédito”, sobre a qual o negociante culpado se sentava, meio vestido, enquanto repetia por três vezes: “ Cedo os meus bens”.

Antes da globalização era assim … agora os responsáveis nunca ficam com o “banco rotto”, são os trabalhadores que “cedem os seus bens”.

Mais adiante, encontrei um “REMÉDIO PARA AS INSÓNIAS”:

“Não há melhor maneira de vencer a insónia do que obrigar o cérebro a fixar um assunto muito diverso daqueles que porventura o estejam preocupando. Para isso, pode escolher-se o jogo do alfabeto, que é, neste caso, um excelente soporífero, e consiste no seguinte: encontrar, pela sua devida ordem, nomes de cidades que comecem por uma letra do alfabeto. (seguem-se exemplos)
Fixa-se o primeiro nome que vier à ideia e desiste-se de qualquer letra que dê trabalho a descobrir, para evitar todo o esforço cerebral. É conveniente distrair o cérebro, fatigá-lo um pouco mas não o excitar demais.
O que se diz para as cidades pode aplicar-se a outro qualquer assunto, como flores, nomes de escritores ou de artistas, de óperas, etc. Mas, em geral, muito antes de chegar à última letra, já se tem adormecido profundamente.”

Esta recomendação aparece hoje com outras roupagens mas com a mesma ideia central: desligar do que preocupa, ocupar o cérebro com algo que o distraia. Não custa nada experimentar.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

JÁ FIZ UM ANO!

No dia 25 de Outubro disseram-me que fiz um ano. Eu não me lembro nada desses primeiros tempos – só sei que fui parar ao portão de uma garagem, que estava muita chuva e frio e umas mãos quentinhas me aqueceram. A data de nascimento foi uma escolha dos crescidos. Por isso, como no sábado estava muito sem amigos resolvi comemorar o primeiro ano duas vezes : no “campo” e na cidade.
No sábado fui procurar alguns gatos conhecidos que vivem sem dono, do outro lado da rede mas circulam por onde lhes convém. Achei que lhes devia levar parte do meu primeiro bolo de anos e mais umas comidas que me deram e eu não gostei . Claro que não lhes dei confiança e os mantive à distância porque ouvi muitos comentários de “é tão engraçadinho”, “ coitadinha, quer uma festinha” … o gato da casa sou EU, é bom que fique bem claro
O resto do dia passei no descanso – estava um sol quentinho e um pôr-do-sol delicioso. Deram-me um brinquedo mas … tinha pouca graça. Eu gosto é do rato grande e peludo que se balança no pau cor-de-rosa. Até acho que gosto mais do que dos ratinhos pequenos. Mas claro, nada se compara ao gosto de sentir nas patas novos objectos, de os cheirar bem e de os ver cair ao chão !
É verdade : gostei muito de um postal que recebi da minha madrinha. Ela sim, reconhece a minha majestade.

No domingo sim, uma festa como deve ser, com as “tias” todas : bolo de mousse de vitela com forma de grande rato, “parabéns a você” e brinde com ginginha de Óbidos em copo de chocolate. Eu gostei do bolo e eles gostaram do brinde …


Mau mesmo é o mau humor da minha dona com esta “hora de Inverno”. Ela detesta o tempo que se vive com luz acesa, diz que fica “deprimida” e receio que me dê menos atenção e fique rabugenta. Vamos ver!

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Eu e os chineses …

Desta vez é uma “ boa notícia”!
O Sr. Liu Zhihua foi, em 2006, afastado da vice-presidência da Câmara de Pequim, por suspeitas de corrupção. Era responsável pelos projectos de construção das infra-estruturas dos Jogos Olímpicos e ter-se-á servido do seu cargo para receber subornos no valor aproximado de um milhão de dólares.
Compreende-se … tão depressa não haveria uma oportunidade tão fantástica.
E não fez mais nem menos do que muitos outros em todo o mundo, em cargos políticos ou em empresas estatais …Talvez tenha exagerado. O certo é que foi julgado e agora condenado à morte, com pena suspensa por dois anos o que parece traduzir-se em pena de prisão. Não sei se ficará atrás das grades muito tempo e se um “agrado” a quem de direito não lhe resolverá o problema. Mas não deixa de ser, para já, um bom exemplo para outros comparsas.

Castigo para estes e outros como ele deveria ser trabalhar até pagarem o que roubaram …
Há anos dizia uma amiga, quando se queria “castigar” alguém: “que vá para Trás-os-Montes cavar, até encontrar solo arável”. Não sei se era justo para Trás-os-Montes mas o castigo era para ser duro e cumprido bem longe.

domingo, 26 de outubro de 2008

BOAS NOTÍCIAS 13


- Dez crianças, vítimas do tsunami que há 4 anos atingiu o Sri Lanka, estão em Portugal para receber apoio psicológico e aprender a não ter medo da água.
Especialistas do Centro de Formação e Investigação em Psicologia estiveram no Sri Lanka desde 2005 ajudando cerca de 500 crianças de Balticaloa, onde reside a maioria da comunidade luso descendente do Sri Lanka. Estas 10 crianças, entre os 13 e os 17 anos, distinguiram-se nos estudos e tiveram esta viagem como prémio. Vão percorrer o País, visitando praias e rios, num “programa de cura” para tentarem superar o medo.(D.Notícias 23/10)
- No caso dos bancos portugueses precisarem de accionar o fundo de garantia disponibilizado pelo Estado, o Governo poderá nomear um representante na Administração, definir as regras de distribuição de dividendos e a remuneração dos seus administradores (à semelhança do que fizeram outros países europeus). (D.Notícias 23/10)
- A Câmara de Sintra e a Assistência Médica Internacional (AMI) assinaram um protocolo para a reutilização de óleos domésticos usados, ao abrigo do qual a AMI recebe 12 cêntimos por cada litro reciclado. (Global 23/10)
- De 27 de Outubro a 8 de Novembro, decorre em Madrid a 6ª Mostra Portuguesa. O programa de actividades inclui cinema, exposições, colóquios, concertos, gastronomia - uma retrospectiva da obra de Manoel de Oliveira, um debate sobre o papel da música nas transições política em Portugal e Espanha, exposições de fotografia, artes plásticas e arquitectura, debates literários, concertos de Mísia, Júlio Pereira, Mª João/ Mário Laginha, …(Global 23/10) - O Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia cuja construção se iniciou em Agosto, em Braga, vai receber 37 milhões de euros do OE para 2009 – será metade do investimento que será realizado este ano, cabendo igual montante ao governo espanhol, parceiro no projecto. O Centro deverá estar construído em 2010/2011, embora a 1ª fase deva entrar em funcionamento já em 2009. (Ciência Hoje) - Quem não sabe poupar, pode aprender. Em apenas 4 semanas e por cerca de 50€, na empresa Kash (http://www.kash.pt/) , um casal pode aprender a planear uma vida financeira a dois o que é cada vez mais útil nos tempos que vivemos.
Da equipa Kash fazem parte um técnico oficial de contas, um investidor bastante experiente e responsável de risco de multinacionais, um consultor em gestão de empresas e um controler financeiro. - Na mesma onda de poupança, o Minigarden lançou um novo conceito – uma horta para espetar na parede - sistema modular de vasos para instalar na vertical, onde se deita terra e depois se cultiva o que se quer.
Os mentores do Minigarden começaram a pensar de que modo as pessoas da cidade poderiam ter acesso às hortas, apesar de não terem espaço. Porque, sem dúvida existe este sentimento crescente de saudades da terra, da ligação à terra. Trabalharam com a Universidade de Évora a parte agrónoma, e trabalharam com a Universidade do Minho a parte do design e dos moldes destas hortas.
O Minigarden pode ser colocado dentro ou fora de casa, tem um módulo-base de três floreiras que dão para nove plantas, a que se podem acrescentar mais módulos. Esta ideia está a ter muito sucesso e já está a ser exportada para vários países europeus.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

“ Histórias do Mundo”

Porque gosto de ler relatos de viagens ( já que não posso, por várias razões e “prisões” viajar), cheguei a um blog de viagens muito bom :
http://historiasdomundo.blogspot.com/

Os seus autores não são turistas, são viajantes que andam pelo mundo sem tempo, trabalhando para poder continuar a viajar, fazendo amigos que os acolhem mas vivendo também entre a população local, sentindo as diferenças, os sentimentos, as lutas.
Li os relatos da frente para trás e recomendo : a viagem pelo Tibete que são os últimos relatos mas há outros mais adiante. As imagens são belíssimas e veja-se o extraordinário “fogão solar” que é recurso onde não há outro mas leia-se sobretudo, a saga do povo tibetano, tiranizado pelo Governo Chinês – cenas de repressão e controlo de que, se calhar, já nos esquecemos. Depois, imagens da viagem pela China o que permite lembrar que é bom não confundir um povo com o seu Governo. E a doçura dos pandas? E a bizarria do porco como animal de estimação? ( não os cães, que esses, talvez só no Mercado ou no restaurante …) . E depois é a Austrália e a Grande Barreira de Coral, o Bairro Português de Sidney, … e a Nova Zelândia, a Polinésia Francesa, a ilha da Páscoa, e … vão ver!
Para além das belas imagens, os autores escrevem muito bem.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Distracção





Apresso-me no tempo
olhar perdido em labirintos de inquietações.
Nada vejo,
a cidade encheu-se de ruídos,
perdendo o canto do pássaro, a árvore Outonal,
o rosto da criança, o sorriso da rapariga da esquina.
Caminho na cidade
entre paredes manchadas de graffitis que não dizem nada,
gente pesada,
triste, revoltada, de olhos vazios…

Distraída no tempo, perdida no espaço
não reparo
no jardim.
Desaprendi o saber ver
o sorriso das flores.


quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Um mundo de pernas para o ar!

O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas alega que os baixos valores pagos pelas Seguradoras pelos actos médicos leva a que os seus colegas utilizem materiais de “qualidade duvidosa”, poupem na esterilização de equipamentos, façam mais tratamentos do que os necessários, dediquem tempo reduzido aos doentes, … E diz, sem vergonha:” quando os actos médico-dentários não são pagos convenientemente, obviamente a corda vai roer pelo lado da qualidade” (o sublinhado é meu)

Será que os médicos dentistas não fazem o chamado “Juramento de Hipócrates” como julgo ainda fazem os outros médicos? (Será que fazem?...)
Não cabe a um bastonário excluir ou pelo menos suspender da Ordem todos os que não o cumprem, seja quais forem as razões? É legítimo que os represente e denuncie incumprimentos como se fossem as Seguradoras a ter culpa da irresponsabilidade de alguns associados? Não será, em situações limite, que se testam os níveis de profissionalismo?
Claro que é preciso intervir junto das Seguradoras, que só visam lucro e não “juram” servir ninguém, numa mais razoável relação preço/acto médico. E não seria mau investigar as margens de lucro dos médicos – dentistas ou não …
E se as Clínicas Dentárias acham que os preços das Seguradoras são baixos, não façam acordos de Saúde … fechavam muitas por falta de clientes e forçavam o Serviço Nacional de Saúde a melhorar a prestação de serviços nessa área.

Testemunhos pessoais ou não têm mostrado que os atendimentos em consultório particular sem acordo com nenhuma entidade, ou a marcação de exames, são sempre mais prontamente realizados e mais cuidadosamente acompanhados do que os sujeitos a acordos – sobretudo com o Serviço Nacional de Saúde ou com a ADSE.
Deve ser coincidência …

terça-feira, 21 de outubro de 2008

A CRISE - responsáveis, hipócritas e …

Suponho que o roubo também se deve classificar de “classe baixa”, “ média “ ou “alta”, sendo que o castigo estará sobretudo previsto para as “classes baixa e média” … É o que parece pelo que vamos assistindo ao longo dos anos e pelo que se vai sabendo agora nesta CRISE.
Foi assim que:

-O banco Fortis foi salvo da falência pelo BNP Paribas que comprou as suas operações na Bélgica e no Luxemburgo. Quatro dias depois, a 10 de Outubro, o banco Fortis pagou 150 mil euros por um almoço de luxo para 50 convidados
(executivos do grupo, correctores, mediadores de seguros,..), no restaurante do Hotel mais caro do Mónaco. Trocos …
- A AIG (American Internacional Group) foi salva da falência porque a Reserva Federal Americana injectou 62,4 mil milhões de euros, em troca de uma participação de 79,9% na companhia. Uma semana depois, a AIG ofereceu uma semana de férias num resort de luxo, na Califórnia, a alguns dos seus distribuidores e empregados – foram gastos 300 mil euros. Mais trocos …
- O Bear Stearns foi a primeira vítima do subprime (crédito imobiliário de alto risco), com problemas de liquidez desde Julho de 2007. Durante a actual crise, o seu presidente, James Cayne, viajou para Nashville, para participar num torneio de bridge. Desligou o telemóvel para não ter sequer de responder a emails. Mas, quando dias depois o Bear Stearns, o 5º maior banco americano, foi vendido a preço de saldo, James Cayne não abdicou de indemnizações de 28 milhões de euros previstas no contrato. Como presidente foi gastando dinheiro da empresa para sustentar os seus vícios (viagens de helicóptero para jogar aqui e ali…). Compreende-se …
- Outros executivos foram despedidos de forma idêntica: Stanley O’Neal, ex-presidente do Merrill Lynch recebeu 118 milhões de euros; Charles Prince, ex-presidente do Citigroup, saiu com 77 milhões e várias regalias; Ângelo Mozilo, ex-presidente do Countrywide Financial, aceitou “só” 27 milhões relevando-se o facto da mulher se deslocar para compras no jacto privado da empresa, …

A lista é longa, os casos conhecidos e ainda não divulgados tendem a aumentar e a suspeita de uma “crise “ encomendada depois de outra que fez o petróleo subir sem razão aparente, pode instalar-se. Nem sequer se pode falar contra o “capitalismo” porque o que se passa com estes esquemas de engenharia financeira é sobretudo fraude.
Há notícia de algum responsável ter sido preso? Procuram-se:

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Um projecto em Timor

“Na Terra” “ é uma associação sem fins lucrativos que pretende desenvolver projectos na área da Educação para o Desenvolvimento Sustentável” . Tem em curso vários projectos, entre eles “ O Projecto Raio de Sol” que se propõe construir um Centro Comunitário “ demonstrativo de sistemas e técnicas de Permacultura (1) Urbana adaptadas às necessidades quotidianas da comunidade de Baucau – Timor Leste”.

Soube deste projecto através de uma notícia em revista que já não recordo e cheguei a mais informação através do blog da associação. As dinamizadoras do projecto residem em Macau e pedem, no blog, colaboradores e patrocinadores. Não havia nenhum comentário desde Março!
Timor é muito longe. Mas pode ser que alguém conheça alguém que possa chegar a quem ajude. Às vezes o Mundo fica pequenino …
Para saber mais sobre o projecto, consulte-se
http://www.raiodesoltimor.blogspot.com/.

(1) “ A permacultura é um método holístico para planejar, actualizar e manter sistemas de escala humana ( jardins, vilas, aldeias e comunidades) ambientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis “ – Wikipédia.
Não conhecia o conceito que me entusiasmou e acho que também vale a pena ler o que mais se diz sobre ele :
http://pt.wikipedia.org/wiki/Permacultura

domingo, 19 de outubro de 2008

BOAS NOTÍCIAS 12

- A equipa portuguesa, que tem participado nos estudos relacionados com a nau portuguesa encontrada na Namíbia, foi convidada a continuar os trabalhos relacionados com aquele achado e será convidada a participar nas buscas ou escavações que se relacionem com navios portugueses.

- No Instituto de medicina Molecular, em Lisboa, foi recentemente criado o primeiro biobanco português. Aí serão armazenadas amostras de vários tecidos e extractos moleculares provenientes de pessoas doentes e saudáveis, o que permitirá desenvolver diversos trabalhos de investigação que necessitam de um nº alargado de amostras biológicas. O investigador português Tiago Outeiro é o responsável pelo biobanco.
- Na Cinemateca portuguesa começaram as comemorações dos cem anos de vida e trabalho de Manuel de Oliveira (filmes, conferências, exposições)

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Cadeira chinesa

Recebi um mail com o vídeo que deixo para me penitenciar pela dificuldade que tenho em apreciar a cultura actual chinesa. Afinal também inventam … ou será cópia?

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Agora sim !


Finalmente consegui perceber o que se passa naquele balcão da cozinha que fica muito acima dos meus olhos e ao qual era difícil aceder enquanto se cozinhava. Depois de deitar ao chão uns frasquitos e outros objectos idiotas que estavam sobre o frigorífico, consegui que me arranjassem umas caixas e uns cestos que até têm umas cobertas fofas para eu me poder esticar à vontade, observar tudo de bem alto e até dormir tranquilamente.
Também aproveitei e já agora, dei um saltinho mais adiante, para um armário em frente que era um último reduto de mais objectos inúteis. Livros sim, eu deixo, acho importante e, se derrubar um ao outro não faço tanto barulho e não oiço ralhetes pouco razoáveis. Claro que levo um tabefezito mas até me ponho a jeito para facilitar e acabar rápido com o mau humor.
Ainda há uma estante muito grande, com muitas prateleiras … se eu pudesse lá chegar! Ainda não vi como mas estou a observar. Também só faço um ano no dia 25 de Outubro ( dizem …)

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Círculos visíveis em Portugal

Uma curiosidade desperta outra e não é por acaso. Há uns tempos atrás uma amiga que gosta de viajar virtualmente na Google Earth mandou-me um email e nele referia o ter visualizado uns círculos que não conseguia identificar junto a Alcácer do Sal.
Resolvi observar e achei muito curioso. Mas continuei a explorar outras áreas e encontrei mais círculos. Não encontrei explicação para a identificação destas formas.
Também não lhes chamarei mistério, porque acredito que tem que haver uma razão lógica, mas fico intrigada com a perfeição destes círculos. Encontrei-os perto de Vila Franca de Xira, Elvas e Alcácer do Sal.
Experimentei ver em 3D e parecem ser terrenos cultivados. Não procurei mais, mas deve haver mais formas destas a norte e a sul de Portugal.
Pode ser que encontre alguém que conheça o lugar ou que tenha alguma informação. Aguardo.

Claro que me lembrei dos misteriosos desenhos geométricos chamados círculos ingleses ou melhor “CROP CIRCLES” que foram fotografados em Inglaterra e que continuam a ser um mistério. Não vou falar sobre eles porque qualquer pessoa pode pesquisar na net, basta a palavra chave - círculos ingleses. Existe imensa informação em várias línguas. Também as fotografias são abundantes.


Quando navegava no Google Earth, encontrei outros desenhos como estes que vos mostro, estão situados perto de Viana do Alentejo, um pouco à esquerda na direcção de um local chamado Quinta de S. Maria.
O estranho destas formas é que se encontra em zonas planas e fora de urbanizações.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Viajando na Google Earth

Sempre considerei o Google Earth como uma ferramenta espantosa que podemos utilizar para viajar, pesquisar e até fazer eclodir emoções. Explico melhor: é emocionante pegar no planeta e sentirmo-nos astronautas. Faço isso quando necessito sentir a beleza deste planeta ou quando me quero evadir dele.
Como somos pequeninos…ali, vistos de um satélite. Como somos pequeninos integrados na nossa galáxia.
Como sou treinada por via profissional e por vocação a observar as formas, as cores, as texturas, fico deslumbrada com a beleza de alguns lugares da terra que recortados em composições abstractas provocam deslumbramento.
Deixo-vos algumas imagens que gravei e que são pedaços da Austrália e do Pólo Norte.
Voltarei para vos falar de descobertas interessantes em Portugal. Essas para mim são um mistério. Aguardem…

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Viver na Idade Média …


Para quem gosta de ficção histórica , “Os Pilares da Terra “ – volumes I e II de Ken Follett são livros interessantes. É um entrançado de histórias, na Inglaterra do séc.XII - é a vida do pedreiro que sonha construir uma catedral, são os fora-da-lei , os priores e bispos e as suas guerras de poder, os nobres que anseiam por ser “mais nobres”, as lutas pelo trono …
O livro é de 1989 e foi-se tornando um clássico no género. Só foi editado em Portugal em 2007.
Foi-me recomendado por uma pessoa com formação em História e, embora ficção, “mergulhar” no quotidiano da Europa medieval é muito interessante.