quinta-feira, 29 de abril de 2010

Novas imagens do Sol


A 11 de Fevereiro deste ano foi lançado pela NASA um novo telescópio para observar o Sol : “ o Observatório da Dinâmica do Sol”. Esta sonda tem a possibilidade ,só agora conseguida, de “capturar o Sol na totalidade e não focar apenas uma secção”.

Foram enviadas as primeiras imagens que mostram a superfície do Sol e tempestades solares – “estas primeiras imagens mostram um Sol dinâmico como nunca se viu em 40 anos de investigação solar», disse Richard Fisher, um dos responsáveis do Observatório Solar Dynamics (SDO) da NASA.
Espera-se que a sonda possa estudar o Sol durante os próximos 5 anos sendo esse estudo muito importante para a compreensão do impacto da actividade solar no nosso planeta e uma possibilidade de prever o comportamento da estrela da mesma forma que os meteorologistas conseguem prever o clima na Terra

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Dias da música em Belém- As paixões da alma

Na Sexta, Sábado e Domingo, no CCB, foram acolhidos centenas de músicos de proveniências, gerações e afinidades diferentes nas sete salas de concerto que funcionaram em simultâneo.
Acolheram miúdos, graúdos e familias inteiras.
Nós fomos no sábado e tivemos a oportunidade de assistir à apresentação de novos talentos no espaço reservado à música livre. O Projecto "Escolas em Palco" apresentou muitos grupos de escolas de música, todos com muita qualidade. Aqui fica a nossa pequena reportagem fotográfica.

domingo, 25 de abril de 2010

Histórias Boas do Mundo 14


“25 de Abril” foi uma “Boa História” que restituiu a Portugal dignidade, direitos cívicos, liberdade e permitiu que a democracia fosse crescendo e que outros povos tivessem a Pátria que mereciam ter.
Seguiu-se tudo o que de bom e mau acontece quando um povo oprimido e reprimido se liberta.
A nossa geração sabe a diferença entre “ o antes” e “o depois” e sabe que foi uma BOA HISTÓRIA, que valeu a pena.

Por isso, em cada ano, as vizinhas não esquecem a compra de um ramo de cravos vermelhos que se distribuem entre nós. É só um sinal que traz saudades, esperanças, promessas cumpridas e por cumprir. Já não vamos aos desfiles comemorativos mas tentamos, todos os dias, viver para “cumprir Abril”.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

“Tunel do Tempo”


Tive a estranha sensação de percorrer um “ túnel do Tempo” até épocas remotas em que, por morte do Rei, o filho primogénito era considerado o novo Rei – mesmo que só tivesse 3 anos e outros governassem ( e se governassem) até à sua maioridade.
Mas não foi preciso a viagem. No Uganda, no pequeno reino de Toro ( um dos quatro reinos reconhecidos pelo Presidente da República do Uganda e fundado em 1822), o Rei, coroado quando tinha 3 anos, fez agora 18 e foi oficialmente considerado apto para reinar – no dia 17 de Abril de 2010.
É o 12º rei do Toro e o mais jovem soberano do mundo. Parabéns a Sua Majestade, Oyo Nyimba Kabamba Iguru Rukidi IV, chefe de 94 clãs.
Que saiba orientar o seu povo com justiça e contribuir para o seu bem estar e felicidade, até porque, para casar, os seus súbditos precisam da sua assinatura!

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Em dia de aniversário


E o Marquesices já faz dois anos! É verdade, foi no dia 21 de Abril de 2008 que iniciámos a nossa escrita a duas, logo a seguir a três e….mais tarde a quatro mão que o nosso Amon também tem dado um precioso contributo, com belas poses e fotos, excelentes reflexões sobre os humanos e muitos testemunhos sobre a sua privilegiada vida.
Iniciámos o Marquesices com um pequeno texto a que demos o título de Sentinela Alerta e, passados todos estes dias de publicação, continuamos a gostar de estar sempre atentas ao que se passa à nossa volta e a dar conta do muito que se vai lendo, ouvindo, vivendo, descobrindo, reflectindo, fazendo, cá pelas nossas bandas.
Temos tido as nossas fases de maior e de menor inspiração e produção. Passámos por momentos mais alegres, outros de maior ansiedade, preocupação e até tristeza. Vivemos momentos de maior e menor saúde. Festejámos efemérides, aniversários, dias mundiais, coisas boas da nossa terra e do mundo. Assinalámos descobertas científicas, inovações tecnológicas e médicas. Viajámos através dos nossos olhos, das nossas fotos, no nosso país e por esse mundo fora. Através de testemunhos pessoais ou dando voz a outros viajantes, não nos cansámos de descobrir o mundo. Experimentámos e partilhámos receitas, que o corpinho também precisa de alimento. Fizemos mais coisas mas queremos fazer mais ainda…. porque gostamos desta actividade. E vamos continuar!
À Goiaba e ao Amon agradecemos a maior parte da colaboração, sempre muito variada, com muitos textos de interesse e actualidade. A sua persistência e rigor fazem-nos estar sempre alerta! Não fosse ela e, por vezes, deixaríamos para amanhãoo que bem podíamos já ter feito. Chefe uma vez, chefe para sempre e eu rendo-me!! Obrigada!
À Lis deve-se o empenho, a disponibilidade, a habilidade e a imensa pachorra com que diariamente, fazendo jus ao seu cargo de administradora, mantém esta página com qualidade estética, que esse é bem o seu domínio! E, já agora, aqui fica um pedido – para quando mais uns textos de sua autoria?
Quanto a mim, deve ser de me chamar Mar, por vezes deixo-me ir nas ondas do dia a dia e nem sempre escrevo tanto quanto podia e devia! Mas gosto mesmo do Marquesices e vou tentar colaborar mais activa e regularmente e não tanto por revoadas…. Está dito.
Para terminar faltam só as velinhas, o bolo para comemorar e os Parabéns a você, Marquesices, e que conte muitos anos de vida!!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

A Festa da Flor no Funchal

Vi pela primeira vez com alguma atenção, a transmissão do cortejo da Festa da Flor, no Funchal. A abundância de flores é impressionante, a variedade uma delícia para os olhos, a forma com são integradas nas roupas, nas pessoas e nos carros enfeitados, uma mostra de bom gosto e criatividade.

A nossa amiga e vizinha estava lá no Funchal, orgulhosa da sua terra e nós orgulhosas por ela … que o governante Jardim está mais manso mas … perdoar não é esquecer.
As fotos são da net , o presente possível para a vizinha que para a semana está talvez esteja cá .

terça-feira, 20 de abril de 2010

“Estão verdes, não prestam …”





Que tempinho sem graça! Nem apetece ir para a rua … Rua é mesmo só para cães !
Eu adoro ficar quietinho em casa, a ver a rua.
Não acreditam?

segunda-feira, 19 de abril de 2010

A ilusão do campo e do jardim!

Onde? diria a “rosa-dos-ventos”.
Difícil, difícil … é aqui mesmo ao pé, na Praça de Espanha e na Gulbenkian!

E para não esquecer a Primavera que está farrusca, há muitos, muitos patinhos que nasceram há pouco e muitos, muitos amores … mesmo quando ele é belo e ela um pouco mais feinha !




domingo, 18 de abril de 2010

Histórias Boas do Mundo – 12


Ontem, o alpinista João Garcia atingiu o cume do Annapurna, “ a deusa das colheitas” (Himalaias ,8 091m, Nepal), às 13.30, hora do Nepal ( mais 4.45 horas em relação a Lisboa) . Foi a sua 14ª conquista.
Desde 1993 que se propunha atingir o cume dos 14 picos com mais de 8 000 metros, situados nas cordilheiras dos Himalaias e de Karakoram ; tornou-se o único português a consegui-lo e um dos 11 que o fizeram sem usar oxigénio artificial.
Deixou para o fim a primeira montanha com mais de 8 000m a ser escalada com êxito, a
3 de Junho de 1950 por Maurice Herzog e Louis Lachenal – “ A Conquista do Annapurna” foi um livro da minha adolescência, escrito não sei por quem e que documenta essa aventura.

Com João Garcia chegaram ao cume da décima montanha mais alta do planeta, outros oito alpinistas, espanhóis e nepaleses, integrados na equipa de Edurne Pasabán, a espanhola que procura ser a primeira mulher totalista dos 14 cumes de 8000m.

“A primeira parte da ascensão, iniciada às 4h da madrugada, foi feita de forma rápida até aos 7900m. Na primeira comunicação-rádio, às 8 da manhã, a voz de João Garcia não denotava qualquer cansaço” mas ao fim da manhã, aos
7 900 m, a passagem por um estreito corredor de gelo tornou a subida muito difícil : "Foi preciso escavar degraus, e a progressão foi muito mais lenta nesta parte final da ascensão".

João Garcia é um exemplo de coragem, persistência e dedicação – uma BOA HISTÓRIA .

sexta-feira, 16 de abril de 2010

No dia mundial da voz

A voz é, para mim, o instrumento musical mais extraordinário. Sempre fui muito sensível às vozes das pessoas que me rodeiam, com quem trabalho, com quem convivo. Até a vozes que cruzam o meu quotidiano, na rua, nos transportes, nas lojas…
Assim, tenho vozes que me são muito agradáveis, vozes que me tranquilizam, vozes que me irritam, vozes que me enternecem, vozes que me fazem sentir passarinhos na alma, vozes que detesto, vozes que me perturbam, vozes que me embalam, sei lá….
Depois gosto de muitas vozes, das vozes um pouco roucas, das vozes fanhosas, das límpidas e cristalinas, das vozes mais profundas, das vozes alegres mas também das tristes e dolentes e gosto de compreender o que o outro está a sentir através do seu tom de voz. Gosto daquelas vozes tão pessoais e características, daquelas que mal ouço ao longe ou ao telefone logo identifico. Daquelas vozes sublinhadas por sorrisos, das marcadas por uma profunda emoção em tudo o que comunicam, gosto de vozes que vibram, não gosto de vozes monocórdicas, gosto de vozes que na minha imagem mental correspondem à imagem que tenho das pessoas. Para todas as pessoas eu tenho uma voz. Gosto das vozes que me permitem sentir o silêncio que tão importante é para apreciar de novo os sons.
No dia mundial da voz lembrei-me de partilhar estas duas belíssimas vozes aliadas a uma excelente melodia e canção.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Dia Mundial do Café

Estes “dias de…” são cada vez mais. Não procuro justificações e, neste caso, porque achei curioso e nunca tinha dado pela comemoração, apeteceu-me deixar aqui uma homenagem à única bebida, para além da água, que tenho de consumir todos os dias. E não é que até descobriram que faz bem a tudo? São as doenças cardiovasculares, de Alzheimer e de Parkinso, o cancro ; aumenta a capacidade de atenção e concentração, combate o desânimo e a depressão.

Para comemorar este dia, ontem, 13 de Abril, foi criada a Confraria do Café, que reúne empresários do sector e várias personalidades como D. Duarte Pio.

Sobre a história do café deixamos um vídeo do youtube e, de seguida, umas receitinha para festejar.

- Frapê de café –
Ingredientes : 2 chávenas de café forte e frio ; 2 chávenas de gelado de baunilha ou caramelo ou pêssego.
Preparação : coloque os copos ( tipo copo de água) no frigorífico antes de preparar o creme ; bater o gelado com o café e um pouco de açúcar no liquidificador até que fique com espuma. Servir nos copos bem geladinhos …
- Café vienense -
Ingredientes : 4 pedacinhos de chocolate meio amargo; açúcar, 4 colheres de leite condensado ( ou creme de leite), 4 chávenas de café bem forte; canela, cacau ou raspa de laranja para enfeitar
Preparação : Derreter o chocolate, o açúcar e o leite em lume brando. Junte o café e leve ao lume sem deixar ferver. Coloque em chávenas grandes e polvilhe com canela, cac\au ralado ou raspa de laranja.

terça-feira, 13 de abril de 2010

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Praia à 2ª feira!!

A praia de 2ª a 6ª feira não é a praia dos fins de semana – pelo menos até ao Verão. E isso, todos sabem.
Mas hoje estava mesmo uma praia especial : muito sol quentinho, sem vento, mar azul, água boa para uma molha, areia limpa, silêncio. As gaivotas voavam alto e mal se ouviam e, sobre a arriba, no jardim-passeio tão sempre cheio de passantes, crianças, cães, bicicletas …, quase nada – um ou outro caminhante, um surfista em tronco nu com prancha às costas, uma mãe e uma criança no parque, duas mesas ocupadas na esplanada. Uma delícia !

Até experimentei os equipamentos de ginástica que a J.freguesia instalou há tempo.
Ir à vila-praia à 2ª feira foi obrigação mas virou um prazer. Que pena o Amon não poder continuar a passear-se de trela como antigamente!

domingo, 11 de abril de 2010

10º Congresso da BAD

Realizou-se nos dias 7, 8 e 9, em Guimarães, no Centro Cultural Vila Flor, o 10º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, com o tema “Políticas de Informação na Sociedade em Rede”.
“Constituiu um fórum privilegiado de reflexão e debate sobre a nova geração de políticas de informação que, no início do século XXI, deverão ser definidas e postas em prática com o duplo objectivo de desenvolver recursos, serviços e sistemas de informação que sirvam toda a comunidade nacional e dotar os cidadãos portugueses com competências acrescidas de literacia da informação.”
Por conhecermos de há muito a obra da BAD, por conhecermos o entusiasmo, dedicação e seriedade profissional da sua direcção e por reconhecermos o papel fundamental do livro, da leitura e das bibliotecas na formação dos cidadãos, consideramos que esta é uma Boa Notícia para divulgar esta semana.

sábado, 10 de abril de 2010

Vénus e Mercúrio


Desde o início deste mês, Vénus e Mercúrio, os dois planetas mais próximos do Sol, podem ser vistos depois do pôr-do-sol, acima do horizonte – Vénus maior e mais brilhante, Mercúrio pequenino e avermelhado. Parecem muito perto mas … estão a 80 milhões de quilómetros um do outro ! E se Vénus se vê todo o ano como “estrela da manhã” ou “estrela da tarde”, Mercúrio raramente se observa a olho nu.
Os melhores dias foram aqueles em que os vi : nos dias 3 e 4. Mas até ao fim desta semana ainda lá estarão … a cerca de 151 milhões de km um, a 235 milhões de quilómetros outro. E ficamos “pequeninos” ao pensar que a luz que estamos a ver, foi emitida há 8 ou 14 minutos !
E pode aproveitar-se a observação para olhar “para cima” e ver, bem brilhante, a constelação Orion ( o Caçador) - em forma de trapézio e com 3 estrelas no meio, muito próximas – “ as 3 Marias” ; em “linha recta” a partir das “3 Marias”, está Sírius, a estrela mais próxima da Terra a seguir ao Sol ( da constelação Cão Maior). A sua luz leva 8,57 anos a chegar à Terra …

Seremos um Planeta privilegiado? Seremos assim tão importantes no contexto do Universo ? Ou …


Nota : como não tinha máquina capaz de tirar fotografias com tão pouca luz, procurei na Internet : na primeira Vénus aparece “tal qual” como se vê agora e Mercúrio está lá, junto ao horizonte, mais longe de Vénus e menos brilhante do que o vi ; a 2ª é uma imagem de Orion .

sexta-feira, 9 de abril de 2010

PARTILHA DO FOLAR COM MAÇÃ

Hoje, para o lanche tivemos, mais uma vez, a oferta de um folar, desta vez em versão Folar com Maçã. Segundo me disseram, este ano, foi moda em algumas das mais afamadas casas da especialidade. Mas este… é da vizinha Goiaba e digo-vos que é de comer e chorar por mais. Massa preparada na Bimby, claro, a coqueluche cá do prédio!
Lembrei-me, logo, de blogar uma pequena nota, para que conste e para agradecer, convenientemente, o presente. Depois, lembrei-me de colocar aqui a lenda da origem do folar, talvez nem todos a conheçam. Aí vai:
“Não se consegue precisar no tempo a origem da história do Folar da Páscoa. Sabe-se apenas que é muito antiga e segundo ela, uma jovem aldeã de seu nome Mariana, tinha como grande objectivo de vida, casar cedo. Tanto rezou a Santa Catarina, que lhe surgiram dois pretendentes ao mesmo tempo: um lavrador pobre e um fidalgo rico. A única coisa que era comum aos dois era a sua beleza e juventude. Indecisa quanto à escolha a tomar, a jovem pediu novamente ajuda a Santa Catarina. Ambos os jovens pretendentes a pressionavam a escolher, tendo mesmo o jovem lavrador marcado o Dia de Ramos como data limite para a resposta.
Ainda segundo a lenda, no Domingo de Ramos, os dois jovens pretendentes envolveram-se numa luta de morte e, Mariana acabou por se decidir pelo lavrador Amaro. Contudo Mariana vivia preocupada e receosa porque constava que o fidalgo iria aparecer no dia de casamento para matar o seu Amaro.
Mais uma vez recorre a Santa Catarina, e ao que parece, a santa sorriu-lhe enquanto Mariana rezava. Mais tranquila e agradecida, Mariana ofereceu flores à sua santa. Quando chegou a casa tinha em cima da mesa um bolo com ovos inteiros e as flores que tinha oferecido à santa, ao lado.
Aflita, Mariana dirigiu-se a casa de Amaro para lhe contar o sucedido, mas a este também tinha acontecido o mesmo. Ambos pensaram que tinha sido obra do fidalgo e quando o procuraram para agradecer, constataram que a ele também tinham oferecido o mesmo. E foi assim, que este bolo, chamado folar, se tornou numa tradição que é entendida como a celebração da reconciliação e da amizade. “
Cá entre nós, é bem sinónimo de muita amizade, boa convivência e excelente vizinhança.
PS - A foto demonstra bem que alguém se adiantou e…já comeu uma fatia, quem terá sido??

quinta-feira, 8 de abril de 2010

A Páscoa já foi !


E eu gostei desta Páscoa : apanhei ar e sol , brinquei muito, dormi bastante, meditei …
E estava um “ar” fresco e lindo de manhã, um pôr-do-sol luminoso à tarde.
Que pena não poder ficar por ali toda a semana !

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Dia Nacional dos Moinhos

Ouvi há pouco que hoje é o Dia Nacional dos Moinhos e lembrei os moinhos que me são mais familiares e os sonhos de viver num moinho ou em casas com feitio de moinho …
Durante anos era o moinho de Almoçageme que suportava os meus devaneios – era um moinho-habitação . Ainda lá está, à entrada da povoação. Penalizo-me por não ter uma fotografia …


Desde miúda, o moinho da Ericeira, conhecido hoje pelo “Moinho do Zé Feijão”, era , ali no topo de um pequeno morro e antes da vila “se antecipar”, o sinal de que estávamos a chegar à Ericeira. Mas é bem mais longe o moinho onde vou com frequência : é o moinho da povoação de Caixeiros, nos arredores de Santa Cruz. Foi construído em 1836 e recuperado pela Junta de Freguesia e pela Câmara Municipal de Torres Vedras em 1987. Pode ser visitado e compra-se farinha ( branca, integral, de milho), farelo ou vários tipos de pão confeccionado por métodos artesanais num edifício anexo. A farinha ( tipo 65), é óptima para fazer pão nas máquinas domésticas.Aqui perto, em Monsanto, também foram recuperados os Moinhos de Santana – adquiridos pela Câmara em 1942, restaurados em 1964/65 pela Associação Portuguesa dos Amigos dos Moinhos. Outros, como os Moinhos do Bairro do Caramão, os do Casalinho da Ajuda, o das Três Cruzes ou do Calhau, continuam degradados. No séc.XVIII “ contavam-se cerca de quatro dezenas de moinhos de vento no caminho que ligava a Junqueira e Belém a Monsanto”, número que cresceu até meados do séc. XIX – com cerca de 75 em laboração. O moinho saloio terá nascido em Lisboa e só depois “exportado” para a zona Oeste onde se concentra o maior número de moinhos de vento de toda a Europa.
Sabe-se pouco sobre a origem da comemoração do Dia Mundial dos Moinhos, mas sabem os que se dedicam ao estudo dos moinhos que há cada vez mais municípios empenhados na recuperação daqueles que têm nos seus Concelhos.
Pena que hoje, 7 de Abril, não tenha sido assinalado com a classificação dos moinhos como património – o IPPAR pensa nisso desde 1991 !!