quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

O meu primeiro ano com os humanos

Foi no dia 29 de Dezembro que me recolheram ,estava doente, ao frio e à chuva e implorei a uma humana a quem me encostei : “salvem-me”. Gostei logo daquele colinho. Trataram-me e, como apareci no dia de aniversário de uma amiga que queria ter um gato “que viesse ter com ela”, ofereceram-me. Não fiquei triste porque também gostei logo da minha dona ( e em casa da madrinha havia outros gatos que corriam atrás de mim …). Só que, madrinha é madrinha e quando a vejo deixo-me ficar ao colo sem rabujar. Vejam :
Neste meu primeiro Inverno ( no outro era muito pequeno e estive doente até final de Janeiro), vi, pela primeira vez, uma lareira. Fiquei fascinado com tanto fogo e também tive um bocadinho de medo mas o quentinho era muito bom.
Já disse à minha dona que quero mais.

E como o novo ano vai começar quero desejar a todos os gatos conhecidos ( e também aos desconhecidos) um BOM ANO 2009 – esqueçam a crise, divirtam-se, descansem muito, façam as diabruras a que têm direito ( eu sei que me porto mal …) : sejam felizes.





terça-feira, 30 de dezembro de 2008

NÃO SABIA QUE …

Não sabia que se chama “fígado” ao fígado por causa do “foie gras” …

Li na revista Sábado da semana passada, o seguinte: no Egipto, patos e gansos, antecedendo o período migratório que se inicia com o tempo frio, alimentam-se abundantemente de figos e outros frutos ricos em açúcar. Ficavam com o fígado grande e gordo, com um peito maior e, claro, antes de se iniciar a migração, muitos eram consumidos pela população. Constava que o peito era muito saboroso e o “fígado” uma delícia . O passo seguinte foi criar patos e gansos alimentados à força de figos . Os romanos encarregaram-se de fazer chegar essas delícias à Europa, chamando-lhes “ jecur ficatum” ( alimentada a figos). E assim “ ficatum” veio a designar o órgão dos animais e também dos humanos.
Parece ser assim que o fígado deve o nome ao “foie gras” que se quer de ganso cujo sabor “é mais subtil” do que o do pato!
Será verdade?

domingo, 28 de dezembro de 2008

BOAS NOTÍCIAS 22


- Um grupo de cientistas da Escola Superior de Tecnologias de Viseu está a desenvolver um projecto inovador para converter as penas de aves em bioplásticos, criando uma alternativa para a eliminação de resíduos da indústria avícola - 20 mil toneladas de penas produzidas anualmente . O bioplástico é produzido a partir da queratina das penas ( 91% das penas) e é totalmente biodegradável. De acordo com o responsável pelo projecto, Romeu Videira, esta tecnologia permitirá substituir parcialmente os plásticos sintéticos que dependem do petróleo e são altamente poluentes.
(Expresso, 20/12)


- O avião MCR Biplace UL é um ultraleve totalmente construído em Portugal pela construtora Dyn’Aero Ibérica, na unidade fabril de Ponte de Sor.
( Expresso 20/12
) - No edifício Egas Moniz da Faculdade de Medicina estão expostas cinco telas de um programa “ Exibição de Bioarte”. São autores Joana Riçou, Pedro Pinto Silva e Marta Menezes.
( Ciência Hoje
)

- Decorreu o VI Encontro do Fórum Internacional de Investigadores Portugueses. Durante três dias, investigadores a trabalhar em Portugal e no estrangeiro, fizeram cerca de 50 comunicações sobre “ ciências da vida, exactas e sociais”. De tudo se falou, ” da investigação de ponta nas neurociências às ciências cognitivas, do debate cultura à religião, entre conexões da ciência com as artes plásticas e a música”.
(Ciência Hoje)
- Peritos internacionais ( mais de 250, de 15 países), analisaram e visitaram 332 unidades de investigação portuguesas ( em 2007 e 2008), onde trabalham 20397 investigadores. Concluíram que existem em Portugal “ mais cientistas, melhor ciência, instituições maiores e de melhor qualidade” do que tinha sido detectado em anos anteriores.
( Ciência Hoje)

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Porque hoje é dia de Natal

Não sei porquê, mas em cada Natal sinto este arrepio de nostalgia e desejo ardentemente que o dia passe e que amanhã me esqueça desta sensação. Não queria lembrar, mas sempre volta a imagens de outros Natais, com a voz do meu pai a cantar as quadras de Natal alentejanas.
Lembro o meu avô junto do “lume” (no Alentejo não havia na época lareira, mas lume de chão num espaço enorme com chaminé). Ardia um grande tronco e estalavam castanhas e bolotas nas brasas, festejava-se com filhoses, nógado e azevias. Há meia-noite descia “o menino Jesus” pela chaminé e deixava-me sempre chocolates no sapatinho o que adorava! Nessa época não se falava no Pai Natal, era “o menino” que trazia os presentes. Não sei se por essa influência de infância não tenho até hoje grande predilecção pela figura do Pai Natal.
A voz do meu pai sobressai no coro das minhas recordações. Era um homem alegre, brincalhão que gostava de cantar e de brincar com as palavras e os sons. Um criativo, com espírito.
Tenho aprendido nestes últimos tempos que não nos devemos apegar ao passado, que é necessário viver o presente, dia após dia, como se cada um deles fosse o último.
Confesso que no Natal fujo da regra.
Mas não deixo de agradecer ao “menino “ a presença, ternura e amizade de todos os meus amigos e familiares presentes neste Natal.
Já não tenho o lume de chão, nem o meu pai e avô, mas tenho uns “anjinhos” que descem a chaminé e me deixam o sapatinho recheado de surpresas.
Bom Natal para todos!

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Os sonhos na TV !!

Nesta saga de um futuro tecnológico, nem os sonhos escapam. Espero que escape o livre arbítrio …
Um grupo de cientistas do Computational Neuroscience Laboratories ( ATR), de Kyoto, laboratório que criou uma nova técnica de análise cerebral, está agora a tentar transformar os sonhos em imagens de televisão !
“Pela primeira vez no mundo, conseguimos recriar em imagens o conteúdo de percepções cerebrais complexas “, garantiu Yukiyasu Kamitani, o líder da equipa. Explicou que tinha sido possível interceptar sinais eléctricos procedentes do olho a que corresponderam imagens que confirmavam a relação entre a forma observada e a reproduzida.
O próximo passo é desenvolver software para mapear e processar imagens complexas e chegar depois à construção de imagens de sonhos. A descoberta pode ser importante para pessoas com problemas físicos ( como aquelas que só podem mover os olhos para se expressar) mas, para além de outras aplicações, cita-se a possibilidade de arquitectos, designers e outros criadores poderem mostrar as imagens que têm em mente e não são capazes de traduzir em palavras ou traços.
Pensa-se que esta investigação vai levar a mais um debate sobre ética e privacidade.

“ Admirável Mundo Novo” … ( que susto, penso eu).

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

O FUTURO!

Em artigo publicado no “Courrier Internacional” de Dezembro, traça-se um futuro onde os robôs serão tão importantes que até, pasme-se, podem vir a ser parceiros amorosos !!
Em 2007 já havia seis milhões e meio de robôs mas, até 2011, prevê-se que tripliquem : 18,2 milhões. Os robôs industriais serão alguns deles mas, a grande maioria, serão robôs de serviço ( de aspiradores automáticos a robôs militares ou agrícolas). Em Medicina, os nano-robôs bacterianos serão usados para injectar medicamentos nos vasos sanguíneos e os robôs cirúrgicos farão operações e transplantes tão bem como os humanos … Mas a grande novidade serão os “ robôs de companhia” – para se ocuparem de pessoas idosas, para brincar com crianças, para os serviços domésticos, para serem companheiros de sofá, …
É esta dimensão “de companhia” que tem trazido maior complexidade porque, “para que os robôs possam viver com as pessoas, têm de crescer com elas e aprender a interpretar as suas emoções”, afirma Lola Cañamera, investigadora espanhola a trabalhar no Reino Unido. “É preciso equipar os robôs com o equivalente a um sistema de prazer e dor que lhes permite categorizar estímulos, aprender comportamentos sociais, interpretar emoções humanas”.

Também se espera grande investimento nos robôs militares. A Coreia do Sul e Israel já usam robôs armados como guardas de fronteira – são eles que decidem se devem ou não matar … No Iraque e no Afeganistão há mais de quatro mil robôs armados, veículos que atacam em terra, no ar e debaixo de água. E há projectos para “soldados-robôs de consciência”.
E até a indústria pornográfica já tem os seus robôs !

Será bom este caminho? Que papéis se reservam para aos humanos?
E pensar que o primeiro “robô” foi criado por Tesíbio de Alexandria ( 130 a.C), para dar a volta a uma clepsidra!
Também a energia atómica quando foi descoberta não previa a destruição de Hirochima …

domingo, 21 de dezembro de 2008

Boas Notícias 21


Procurámos boas notícias não muito divulgadas … foi difícil! Será da época natalícia ou da “crise”? E ficámos só com museus : - O Castelo de S.Jorge tem a partir desta semana, um Núcleo Museológico que dará a conhecer 25 séculos de história através de objectos descobertos em mais de 10 anos de escavações feitas em toda a área do Castelo. Entre os cerca de mil objectos expostos encontram-se azulejos, facas, alfinetes de peito e cabelo, loiças, serviços de cozinha e até um espólio ligado ao Hospital dos Soldados. A visita à exposição é como uma viagem desde a Idade do Ferro até ao séc.XX.
( Global, 18/12) - Depois de obras de requalificação, o Museu Nacional de Arte Antiga mostra ao público um novo percurso da sua colecção de Pintura e Artes Decorativas Europeias. Também podem ser vistos, na sala 50, oito desenhos e gravuras de Rembrandt, cedidos por um museu de Roterdão.
( Meia Hora, 16/12) - Nas Caldas da Rainha reabriu o Museu José Malhoa, depois de obras de remodelação prolongadas . Passa a dispor de sala de exposições temporárias, sala multimédia e novos equipamentos na biblioteca de arte.
É bom lembrar que o Museu José Malhoa foi instalado no primeiro edifício do País construído para instalar um museu.
( Correio da Manhã, 18/12)
E deixamos como presente de Natal uma extraordinária boa notícia: o último minuto de 2008 terá 61 segundos! É só para corrigir uma pequena anomalia entre os relógios atómicos e o tempo astronómico ( baseado na rotação da Terra). ( D.Digital, 18/12)

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

NATAL - em Dezembro ou em Junho?

Em notícia no Diário Digital de 9 de Dezembro anunciava-se que um astrónomo australiano sugere que Jesus nasceu a 17 de Junho e não a 25 de Dezembro.

A data tradicional já se sabia que era “inventada” mas Dave Reneke tira conclusões a partir da descrição da “estrela” que guiou pastores e reis magos.
Recorrendo a software especializado que permite fazer o mapeamento do céu há milhares de anos, Dave Reneke diz que “a estrela de Natal”, como sinal de nascimento de Jesus ,se identifica com a conjunção dos planetas Vénus e Júpiter ( no dia 30 de Novembro de 2008, vimos uma quase conjunção desses planetas que ficaram separados por pouco mais de 2 graus, fenómeno que só se repetirá daqui a 52 anos). Essa conjunção terá ocorrido 2 anos e 6 meses antes “daquele” 25 de Dezembro e terá dado origem a uma luz forte que se confundiu com uma estrela. Estudos anteriores já levantaram a hipótese do nascimento de Jesus ter ocorrido entre os anos 3 a.C e 1 d.C

O autor não pretende contestar a religião, acha mesmo que “estes resultados podem servir para reforçar a fé, porque mostram que realmente havia um grande objecto brilhante no céu, no momento certo” , diferente de tudo o que habitualmente se via, tal como refere o Evangelho de Mateus.

Relativizar a data e ficar com o significado religioso ou laico, é o que importa.
E depois, se o Natal tivesse sido fixado em Junho, se calhar nunca teria tido neve, nem mesmo de faz-de-conta – até na Lapónia é Verão e, no Hemisfério Sul, o Inverno não daria para inventar o “Pai-Natal”.

Jesus teria nascido na mesma, Verão ou Inverno. Mas, pensando bem, se fosse Inverno em Belém, onde as temperaturas podem ser negativas, o calor da vaca e do burro seriam suficientes para não gelarem na gruta?
Nota: se o Natal tivesse sido sempre em Junho eu tinha menos um “trauma” de infância : fazer anos quase em cima do Natal… Que pena ser em Dezembro!

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Adoro brincar!


Voltou o Sol, já não é Lua Cheia e eu estou bem disposto!
E depois … MAR voltou para casa e eu já posso ir ao 2º andar desarrumar os tapetes. Já disse que tenho de lá ir muitas vezes para ver se a ajudo e para acompanhar a recuperação. Vai ser longa, ouvi dizer, mas acho que o pior já passou. Para a animar, dedico-lhe as minhas fotografias de hoje e ainda sou capaz de lhe fazer uma festinha sem mordiscar.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Finalmente, a Operação da vizinha


Dois meses depois de um tropeção num passeio e depois de um difícil percurso hospitalar de que já falámos, a Mar, foi finalmente operada. Hoje. Operação marcada e acompanhada por uma médica que a foi atendendo sem consulta marcada, semana após semana. Ainda há médicos responsáveis …
Depois de três horas no bloco operatório, de quase duas no recobro, ELA aí está : dorida, quase risonha, rodeada de família e amigos, pronta para a lenta e dolorosa recuperação. O pior parece que já passou …
O curso de italiano, a piscina, as caminhadas … um dia a dia sem braço ao peito … queríamos todos que fosse JÁ.
” O que mais quero é poder espreguiçar-me com os dois braços” – dizia ela hoje, meia sonolenta. E vai ser LOGO.
Um abração das vizinhas e parceiras do blog.

domingo, 14 de dezembro de 2008

BOAS NOTÍCIAS 20

- Os CTT acabam de lançar um projecto de solidariedade que se prolongará até Agosto de 2009 e que vai permitir a angariação de diversos bens para distribuir por instituições de solidariedade social. Pelas caixas de correio de nossas casas estão a chegar os folhetos que indicam as instituições que poderão vir a beneficiar desta iniciativa, as listagens de bens de 1ª necessidade e de bens alternativos com que cada um pode contribuir, depositando o seu contributo numa estação de correios. Depois, os CTT farão chegar a todas as localidades esses donativos. Estejam atentos e…colaborem.
(
http://www.ctt.pt/)


- As Marionetas do Porto vieram de visita a Lisboa para festejar os 20 anos de carreira com espectáculos diferentes, distribuídos pelos palcos do CCB. Quem conhece o grupo sabe bem como conseguem cativar e emocionar miúdos e graúdos.
(TimeOut, 10-12) - O musical West Side Story, na versão nacional de Filipe La Féria, estreou no Politeama e promete fazer vibrar o público, de novo, com a história de «amor sem barreiras» entre a Maria e o Tony que tem encantado gerações de românticos, desde os anos 50.
(TimeOut, 10-12)
- Segundo notícia da SIC, uma equipa da Universidade de Coimbra está a desenvolver uma seringa que funciona A laser e, assim, quem tem receio das picadas das agulhas pode vir a libertar-se desse tormento.
Criando uma onda de pressão à superfície da pele, sem que luz toque sequer na pele mas abrindo os poros será possível administrar vacinas, anestesias e outros fármacos de forma indolor.

- O Fluviário de Mora acaba de ser considerado o melhor Museu Português de 2008, pela Associação Portuguesa de Museologia. Os Museus de Arte Contemporânea de Elvas e o Arqueológico do Fundão receberam Menções Honrosas.
( Lusa, 12-12)

sábado, 13 de dezembro de 2008

CHOCOLATE NÃO É PECADO!

Chocolate é mesmo quase um remédio: contém teobromina que provoca no cérebro a libertação de endomorfinas e serotonina, químicos naturais que proporcionam bem estar! Não há stress que resista a uns bocadinhos de chocolate. E também é fonte de ferro, magnésio, cálcio, fósforo, proteínas e vitaminas A, B, D e E. Mais, os flavolóides contidos nos grãos de cacau são antioxidantes naturais e protegem contra o envelhecimento celular.
Não é impressionante?
Claro que, se comer uma tablete inteira é preciso caminhar duas horas ou fazer hora e meia de bicicleta ou nadar vigorosamente uma hora, para queimar as calorias acumuladas. A dose “ideal” são três quadradinhos … E quanto mais escuro, melhor.
O chocolate é tanto mais escuro quanto maior a percentagem de cacau. Os grãos de cacau, depois de fermentados, secos, torrados e moídos, são misturados com manteiga de cacau e açúcar. Saudável é o chocolate com 70% ou mais de cacau, o melhor tem 100% … muito negro… muito amargo … Um horror! Mas era este o que se dizia ser o “manjar dos deuses”. Diz a lenda que foi o deus Quetzalcoatl, venerado por Astecas e Maias, que fez nascer na terra o cacaueiro, para dar de presente aos homens como fonte de bem estar e sabedoria. Terão sido os Olmecas (Honduras), cerca de 1500 a.C, os primeiros a utilizar o cacau mas foram os Astecas e Maias que aperfeiçoaram as formas de consumo, juntando água, pimenta, canela e baunilha. Em rituais era servido como bebida quente, o “xocoatl”, fonte de energia e Saber.
Os grãos também serviam de moeda de troca e, com a parte branca que envolvia a semente, fazia-se uma bebida fermentada.

A partir da conquista dos astecas pelos espanhóis, o chocolate foi conhecido e muito apreciado na Europa e a plantação intensiva de cacaueiro, na América e noutros países onde foi introduzido, foi responsável pelo trabalho escravo de nativos e africanos.
A primeira chocolataria foi inaugurada em Londres, em 1967. Em 1689, na Jamaica, inventou-se uma bebida de chocolate com leite, divulgada na Europa pelos irmãos Cadbury. E é bom lembrar que o chocolate produzido em S.Tomé foi e é apreciado pelos bons fabricantes de chocolate do Mundo. Desde há um tempo também se encontra em algumas lojas portuguesas…

Já vi várias vezes o filme “O Chocolate” e, claro, também li o livro. Adoro todas as variantes : quente, com leite e bem grosso; em bombons com licor ou trufas, mas, sobretudo, em doces: gelado com chocolate quente; mousse, bolos bem molhadinhos …


Para mim, a melhor experiência de bolo porque é rápida e sai sempre bem, é esta:

- 2 cháv. Chá de farinha; 1 cháv de açúcar; 1 cháv de chocolate em pó (quanto melhor a qualidade, melhor fica a massa; pode-se misturar chocolate e cacau) ; 1 cháv de óleo; 3 ovos; 1 cháv água morna; 1 colher de sobremesa de fermento.
- cobertura e recheio : 1 lata de leite condensado (pode ser magro…); 1 tablete de chocolate preto; 1 cálice de vinho do Porto

Batem-se os ovos com o óleo.
Junta-se a farinha, o açúcar e o fermento.

Mistura-se o chocolate com a água.
Junta-se a primeira e a segunda mistura aos ovos, batendo sempre até formar uma massa homogénea.
Vai ao forno mais ou menos 30 m, numa forma untada com manteiga e farinha (forma larga e relativamente baixa , sem buraco ao meio) .
Quando estiver quase pronto, derrete-se o chocolate no leite, em banho-maria.
Ainda quente, abre-se o bolo a meio, polvilha-se com vinho do Porto, recheia-se rapidamente (o creme seca depressa). Cobre-se o bolo com o creme e pode polvilhar-se com pepitas de chocolate.

O Inverno é óptimo para Bolos de Chocolate!!