quinta-feira, 28 de abril de 2011
Almanaque Bertrand 2011-2012
Já há tempo contámos aqui “histórias” lidas em Almanaques Bertrand publicados desde o ano 1900 - encontrei alguns em casa dos meus pais e tenho pena que se tivessem perdido muitos outros.
Foi com surpresa e curiosidade que vi anunciada a saída deste, de Maio de 2011 a Abril de 2012 , o 71º número editado. E tem tudo o que deve ter um almanaque : informações sobre fases da Lua, estações do ano e eclipses; fusos e informação horária em todo o planeta; efemérides para cada dia do ano e efemérides literárias ; peças literárias ( folhetins de Eça de Queirós e de Machado de Assis, crónicas de diversos autores, poemas, entrevistas), citações, informação sobre diversos autores e sobre prémios literários que têm sido atribuídos ( Nobel, Booker, Pulitzer, Goncourt, prémio Camões, Grande prémio do Romance e Novela da A.P.E) ; curiosidades, histórias mudas, adivinhas, provérbios e passatempos ; receitas literárias ( de Ramalho Ortigão, Eça de Queirós, Bulhão Pato, ... ); horóscopo e calendários das hortas e jardins segundo o Borda d’Água, …
Recomendo e vou folheá-lo com mais atenção.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
Sempre gostei destes almanaques e guardo alguns (poucos) dos anos 40.
Acho esta ideia genial,vai deliciar muita gente!
(especialmente os da nossa geração)
Que livrinho mais interessante!
Beijo.
isa.
Agora sou eu que o tenho e tenho-me deliciado com textos sugestões e com o reviver de coisas passadas... que boa ideia esta edição actualizada mas que mantém a mesma ideia base. Também me lembro de ver Almanaques lá por casa... só que agora dou-lhes mais valor, nem mais!!
Abraço
ZIA
Também gosto muito deste género de livrinhos ou folhetos. Guardo ainda na memória a imagem de um almanaque muito popular na província, o Borda de Água. Tinha-o perdido de vista, mas reencontrei-o à venda à entrada do metro...
Abraço
Enviar um comentário