Nestas semanas de insegurança relativamente ao presente e ao futuro, tropeçámos numa notícia que assumimos como BOA : a vulgarização no chamado Ocidente ( civilizado!...) de comida preparada com insectos e larvas.
É prática corrente na Holanda e qualquer dia estará por cá. São uma fonte muito saudável de proteínas ( tantas como a carne), com baixo índice de gordura e sem impacto ambiental. Claro que não convém andar por aí a apanhar gafanhotos, formigas e afins… Na Holanda o Governo criou legislação para as quintas que os produzem para consumo humano, com higiene e segurança.
Estamos a brincar? Olhem que não … Quem for de viagem à Holanda pode comprovar e provar no hipermercado Sligro “larvas, gafanhotos, grilos e outros insectos, para comer à colherada ou adicionar a receitas tradicionais” … e também em snaks com cobertura de chocolate ou mel, por exemplo. E se for a Londres também os encontra à venda.
Se mais de 80% da população mundial aprecia comer estes animaizinhos, se é comum detestá-los vivos, porque é que os outros 20% da humanidade não os há-de integrar na alimentação?
Se as fontes de proteína animal são tão poluentes e se contêm tantos elementos prejudiciais à saúde, porque não devemos optar por uma fonte de proteínas mais saudável?
Se há 1417 espécies de insectos comestíveis e se já comemos outros Artrópodes como camarões e caranguejos, se achamos normal comer caracóis, porque não grilos, formigas ou escaravelhos?
Eu estou disponível para experimentar … Venham as espetadas de gafanhoto, o arroz e os ovos mexidos de larvas, os grilos tostados … ( só baratas é que não!). E depois, o futuro vai trazer tantas mudanças boas e más que é preciso ter a mente aberta e considerar que quanto mais opções tivermos relativamente a TUDO, melhor.
E por isso esta é uma BOA NOTÍCIA.
5 comentários:
Não me convides para experimentar!!!!Perninhas de râ fritas já experimentei no alentejo e eram boas, sabiam a joaquinzinhos fritos, agora larvas!? Safa!!!!
E u também não quero experimentar mas...on ne sait jamais...
ZIA
Penso que nem pensar!!!
Beijo.
isa.
Desculpem...fiquei tonta e construí
mal a frase!
Beijo.
isa.
Afinal não parece ser uma Boa Notícia!! E eu que julgava convencer-vos ... paciência!
( quando experimentar conto-vos como foi)
bjinhos
Enviar um comentário