A Associação Unidos de Cabo Verde é uma IPSS que foi implementada há 20 anos no Concelho da Amadora, desempenhando funções de apoio social, económico e cultural aos seus Associados e à população local, na maioria pessoas com problemas sociais graves. A maioria dos associados é de nacionalidade Cabo-verdiana e Portuguesa, embora também existam elementos de outras nacionalidades.
Em 2008, o Centro Comercial Dolce Vita lançou uma iniciativa com o objectivo de apoiar o empreendedorismo jovem, com a constituição de 10 novas empresas ou cooperativas no concelho da Amadora. Já conta com várias ideias de negócio aprovadas em áreas tão distintas como a contabilidade, as limpezas industriais, a produção alimentar e organização de eventos, entre outros. Entre tantos projectos inovadores, surgiu uma orquestra geração Dolce Vita, fruto de um protocolo entre a Escola de Música do Conservatório Nacional e a Associação Unidos de Cabo Verde.
Hoje, no final de um telejornal, vi uma reportagem que, entre outros exemplos de excelente inserção social, abordava o trabalho desta orquestra e mostrava a alegria e o talento de um punhado de jovens cabo-verdianos e suas famílias, todos muito orgulhosos do percurso já percorrido. Como sempre, emocionei-me com mais este exemplo de que, quando se quer, se consegue mudar o rumo e trilhar novos caminhos de esperança, alegria e realização pessoal.
Fica um vídeo para quem quiser conhecer melhor este projecto.
3 comentários:
Precisamos urgentemente de projectos destes! Adorei!
Óptima iniciativa!
Acontece que também são um povo muito musical!
Abraço
Vi um bocadinho do programa e a ideia é excelente.É bom divulgar.
Enviar um comentário