Hoje, depois de concluídas as tarefas caseiras, sentei-me com um conjunto de documentação que a vizinha Lis trouxera da Livraria Municipal, uma sacada cultural com que me entretive muito tempo. Deixei outras coisas para trás e “devorei” tudo, para mais logo passar o testemunho à outra vizinha. Foi mesmo bom e diferente, já que, entre brochuras, fichas e livros, fui da pintura ao meio ambiente, passando pela Agenda Cultural que já há uns meses não consultava. Vou partilhar para despertar a vossa curiosidade.
Comecei por duas publicações sobre desenhos e pinturas de Graça Morais, pintora que muito aprecio e com quem tenho o privilégio de conversar um pouco, de tempos em tempos, à mesa do cafezinho de bairro, já que agora mora perto de nós. São duas edições da CML, profusamente ilustradas e com bons textos, que apresentam obras de duas exposições, já com alguns anos mas realmente com exemplares significativos da obra da artista – “Graça Morais, na colecção da Fundação Paço d´Arcos, pintura, desenho e azulejo de 1982 a 2000” e “Graça Morais 1982- 1992, na abertura da Galeria Municipal Mitra”. Fiquei a saber mais sobre a Graça-pessoa e viajei pelas suas cores quentes e fortes, pelos seus desenhos que conheço bem e sempre pelas figuras da nossa terra e das terras de Cabo Verde que tantas vezes retratou.
Passei, de seguida, ainda embalada pelas cores da natureza, para a Rota da Biodiversidade, que liga o Parque florestal de Monsanto ao Rio Tejo, lendo a brochura que convida os visitantes a ver Lisboa com outro olhar, a pé ou de bicicleta, através de um percurso circular de aproximadamente 14km. Convite muito interessante para descobrir a vegetação, matas, bosques e prados, quintas e olivais, hortas e pomares urbanos e ainda espécies exóticas e uma grande variedade de fauna.
Para completar esta aproximação da cidade ao campo, também tomei conhecimento, através de um folheto muito bem organizado, do Programa de Actividades para 2010-11, na Quinta Pedagógica dos Olivais, destinada a escolas e famílias com programas pedagógicos, acções de cozinha tradicional, de lavoura e pecuária, concursos e muita diversão. Folheei um conjunto apetitoso de mini-fichas plastificadas, com informação sobre as espécies da fauna e flora existente na cidade de Lisboa.
E…ainda pude folhear a Agenda Cultural da CML, para Junho deste ano, já com o programa completo das Festas de Lisboa – tudo o que vai acontecer no âmbito das marchas, arraiais, teatro, cinema e muito fado.
E lá se foi a minha tarde, bem recheada de coisas boas e interessantes, para bem começar o mês das festividades da minha cidade!
4 comentários:
Fiz hoje esse percurso pela obra da Graça Morais e tenho entre mãos as fichas da "Rota da Biodiversidade". Há informações bem curiosas para VER melhor plantas e animais da cidade. Foi uma boa recolha essa da nossa amiga do 5º!
Tenho alguma vergonha de desconhecer espaços tão importantes nesta imensa cidade.Foi casualidade ter ido à Av. da Republica e andar a pé olhando com atenção para as montras. Uma Livraria atrai-me sempre...entrei e fiz figura de parola pois comentei "é uma loja nova?".Claro que me responderam que a Livraria está ali há vinte anos...
Nada de tristezas pq eu sou useira e vezeira a fazer dessas!
Beijo.
isa.
Que bela tarde! A leitura que permite informação e prazer nunca é perda de tempo. Gostei muito de acompanhar essa viagem...Bjs
Enviar um comentário