“ A Física do Dia a Dia “ é a nova edição do livro “Física para o Povo” cuja edição de 1968 me ensinou a ensinar e conservo cheio de anotações.
Pois é com base nas 73 experiências descritas por Rómulo de Carvalho que é feita a exposição que está agora no Pavilhão do Conhecimento – até Setembro de 2012.
A exposição está organizada por divisões de uma casa e o visitante é convidado a realizar experiências com objectos comuns.” Não há computadores, aparelhos electrónicos complexos nem tecnologia de ponta”. E é assim que no quarto tem experiências sobre luz e visão, na sala sobre som e audição ; no escritório, electricidade e magnetismo ; na despensa sobre forças, temperatura e volume; na cozinha sobre água, densidade e flutuabilidade e no jardim experiências sobre a pressão.
A exposição foi inaugurada a 24 de Novembro, Dia Nacional da Cultura Científica e Tecnológica. Só agora dei por isso … Mas ficou na agenda.
2 comentários:
Eu prefiro o poeta! :-))
Abraço
Gosto muito de Física, embora reconheça as dificuldades. R. de Carvalho prova que a sensibilidade do Poeta pode conviver bem com o rigor da Ciência, não é?
Depois deste resumo apetece visitar a Exposição e observar o suporte de diversas experiências...Obrigada!
Enviar um comentário