sexta-feira, 26 de junho de 2009

Curiosidades de Lisboa 2

Aqui vão mais umas curiosidades sobre a nossa bela Lisboa, sempre com recurso À TimeOut…
- São muitas as hipóteses para a origem do nome Chiado, dado a um pitoresco largo da zona da Baixa Lisboeta. Há quem diga que o nome estaria ligado ao chiar das rodas das carroças que subiam e desciam aquelas vias. No entanto, a mais consensual das versões é a que diz que o nome deriva da alcunha do poeta do séc. XVI, António Ribeiro, que ficou conhecido como o Chiado e que está representado no largo por uma estátua. Também poderá derivar da alcunha de um tal Gaspar Dias, taverneiro quinhentista, proprietário de um estabelecimento comercial situado defronte do Convento do Espírito Santo, depois Palácio Barcelinhos, hoje Armazéns do Chiado, centro comercial.

- Será que os muitos adeptos do Benfica já repararam que o emblema do clube tem uma inscrita uma roda de bicicleta? A explicação remonta aos anos do primeiro campo de jogos na Quinta da Feiteira. Como, nessa altura, o clube não era muito endinheirado muitos jogadores passaram-se para o Sporting. Isto veio a originar a fusão do Sport Lisboa com o Grupo Sport Benfica, que tinha como modalidade principal o ciclismo, levando à origem do actual emblema, com a roda de uma bicicleta e também do nome que, actualmente, tem o clube: Sport Lisboa e Benfica.
- A Avenida da Liberdade foi, em tempos, chamada Passeio Público, criado pelo Marquês de Pombal, após o terramoto de 1755 e que correspondia à área ocupada actualmente pela parte inferior da Avenida e da Praça dos Restauradores. Apesar do nome que tinha, o recinto era murado e tinha portões por onde só passava quem pagasse a taxa estabelecida. Só quando, em 1821, quando os Liberais subiram ao poder, os muros foram derrubados e o Passeio fez justiça ao nome e passou mesmo a ser público.
- Por que razão os lisboetas são os Alfacinhas? Algumas explicações referem que na região de Lisboa haveria muitas alfaces, palavra de origem árabe, que terá proliferado durante o período muçulmano. Mas é possível que venha mesmo do maravilhosos legume que poderá ter sido o único alimento disponível aos habitantes da cidade durante um cerco interminável que impôs uma dieta vegetariana aos lisboetas.
- E, para acabar, será que todos nós conseguimos responder a esta pergunta, se ela nos for colocada? “Quais são as sete colinas da Lisboa?” Elas terão sido referidas, pela primeira vez, no séc. XVII, no Livro das Grandezas de Lisboa de Frei Nicolau de Oliveira, que desejava aproximar a nossa cidade de Roma, ela também com sete colinas. Ao avistar Lisboa, vindo de barco, Frei Nicolau nomeou as sete colinas como sendo – Castelo, São Vicente, São Roque, Santo André, Santa Catarina, Chagas e Sant´Ana. Curiosamente, a colina da Graça, a mais alta de todas ficou de fora desta enumeração, provavelmente porque vista do barco a colina da Graça ficava encoberta pela do Castelo. Muitos estudiosos dizem que, em rigor, Lisboa terá umas cino colinas e não mais.

1 comentário:

goiaba disse...

Interessantes estas curiosidades!
Obrigada por divulgares.
bjinho