terça-feira, 1 de dezembro de 2009

A Floresta Laurissilva

Ouvi há pouco que a 23 de Novembro se comemora o Dia da Floresta Autóctone. Lembrei-me da “floresta laurissilva” e de falar dela – também porque a nossa amiga e vizinha madeirense veio passar aqui o Natal e queremos agradecer-lhe a companhia inesperada.

Trata-se de uma floresta com características subtropicais, húmida, cuja origem remonta ao Terciário onde chegou a ocupar vastas extensões do Sul da Europa e da bacia do Mediterrâneo. As últimas glaciações levaram ao seu desaparecimento no continente europeu, sobrevivendo apenas nos arquipélagos atlânticos dos Açores, da Madeira , das Canárias e Cabo Verde ( a Macaronésia). É na ilha da Madeira que tem expressão significativa : ocupa 20% do total da ilha, nas encostas viradas a Norte, integrando o Parque Natural da Madeira – desde 1999 é Património Natural da Unesco.
A floresta Laurissilva apresenta um aspecto sempre verde ao longo de todo o ano, dado que a quase totalidade das árvores e dos arbustos que a compõem, nunca perdem a folha. Entre as árvores encontram-se o Til, o Vinhático, o Loureiro e o Barbusano, todas da família das Lauráceas. Mas a floresta integra outras plantas endémicas, arbustos e herbáceas, líquenes e fetos. A floresta cria condições ideais de condensação que alimentam pequenos cursos de água, essenciais para irrigação de campos agrícolas, abastecimento de água a centros urbanos e até para produção de energia hidroeléctrica - as “levadas” são também bilhete postal da ilha.
A floresta constitui-se num ecossistema rico não só na flora mas também na fauna. É o caso do Tentilhão da Madeira e vários moluscos e insectos endémicos.
“Laurissilva”, um nome que soa tão bem, deriva do
latim Laurus (loureiro, lauráceas) e Silva (floresta, bosque).
Procurámos um vídeo sobre a floresta e só este, sobre as “levadas” nos pareceu interessante.

2 comentários:

peonia disse...

Gostei de rever os conhecimentos acerca da floresta laurissilva que conheci em 1999 numa visita de estudo à Madeira.
Por isso recomendo a visita e os serviços de um bom guia! Só assim se poderá apreciar melhor aquele paraíso natural que deve ser preservado...

Rosa dos Ventos disse...

E é linda, in loco!

Abraço