segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Solstício de Dezembro de 2009


É hoje, às 17.47 horas UTC ( padrão internacional de tempo) – a verdade é que será para nós com uma pequena diferença, de acordo com a longitude.

Começa o Inverno e a partir de amanhã crescem os dias … Para nós quase só tem este significado não fora aquele outro de faltarem poucos dias para o Natal e ser preciso começar a pensar nos doces, na “ceia”, no almoço … e no embrulho das prendas.
É um tempo de festa ( religiosa e pagã), de solidariedade, de lembranças felizes e infelizes, de reunião, de esperança.

Associar a festa do nascimento de Jesus a esta época do solstício de Inverno ( pode acontecer entre 17 e 25 de Dezembro) foi uma “sábia” decisão do Papa Júlio I que decretou no ano 350 que o nascimento de Jesus se deveria comemorar a 25 de Dezembro – na verdade terá nascido muito antes e não necessariamente no Inverno. Seria uma forma desta comemoração se sobrepor à do “Dia do Nascimento do Sol Inconquistável” que tinha sido decretada pelo Imperador Aureliano no ano 274 e não era mais do que a continuação de uma tradição romana muito anterior ao nascimento de Jesus : as festas em homenagem a Saturno, deus da Agricultura que “permitia o descanso da terra durante o Inverno” ( as “Saturnálias”).

Também os Celtas festejavam o Solstício de Inverno ( a 25 de Dezembro)
com um grande banquete de “despedida”, seguido de 12 dias de festas, até 6 de Janeiro . De “despedida” porque o Inverno trazia longas noites de frio, com pouca comida e fracas rações para o gado e não sabiam se estariam vivos na próxima estação.

Sobre o Solstício de 2012 … vamos vendo os filmes, lendo as profecias. Que o mundo está em grande transformação não temos dúvidas e a verdade é que nessa data, a Terra estará alinhada com o Sol e com o centro da nossa galáxia, a Via Láctea. Sabe-se que nesse centro existe um buraco negro e há quem diga que o alinhamento levará a uma mudança no campo magnético terrestre maior do que as que periodicamente se têm registado. Podem acontecer mais tempestades, erupções vulcânicas, …

Cá estaremos para ver e façamos como os Celtas : há que viver o Agora em festa porque não sabemos o que virá na próxima “estação” !

1 comentário:

ZIA disse...

Pois que se cumpra o calendário, que venha o Inverno, que não seja de muitos temporais e rápido, rápido chega a Primavera e apromessa de muitos sois, calores e longos dias!!
Pelo Inverno só o calor do Natal me anima!
Beijocas
ZIA