domingo, 20 de dezembro de 2009

VIVA A VIDA 34


Com “boas notícias” sobre VIDA :

-Numa expedição nas profundezas do Oceano Árctico, o biólogo Kevin Raskoff e a sua equipa, do Monterey Peninsula College (Califórnia), encontraram uma colorida água-viva – a Crossota norvegica 'jellyfish' de sangue vermelho, segundo avançou a National Geographic.
A criatura marinha foi descoberta por um veículo subaquático que operava a 2600 metros abaixo do nível das águas.
Kevin Raskoff ficou surpreendido pela diversidade de águas-vivas (semelhantes às medusas) nos mares polares. Embora a Crossota norvegica não seja uma nova espécie é bastante rara e há quem lhe chame "alienígena" por isso.

- O biólogo Carlos Afonso do Centro de Ciências do Mar descobriu, entre a Oura e a Praia da Marinha no Algarve,o «Fusinus albacarinoides», uma nova espécie de búzio que possui uma concha castanha-avermelhada, com 20 milímetros de comprimento e oito de diâmetro. A espécie vive agarrada a rochas em profundidades superiores a 14 metros.

- Existe uma espécie de polvo, originário das costas da Indonésia, que é capaz de utilizar ferramentas … É a primeira vez que se regista esta capacidade num ser invertebrado.
O estudo, publicado agora na «Current Biology», explica que o Amphioctopus marginatus consegue usar cascas de coco como uma armadura portátil.
Por um mero acaso, os investigadores observaram um desses animais a estender os tentáculos para pegar em oito cascas de coco. Depois, o polvo percorreu com elas mais de 20 metros e usou-as como abrigo para se defender dos predadores. Os investigadores afirmam que este comportamento é bastante complexo, pois o polvo, ao contrário de alguns crustáceos que utilizam carapaças de outros animais para se esconderem, recolhe as ferramentas e transporta-as para as utilizar posteriormente, quando for necessário.
Deixamos um vídeo desse inteligente polvo, divulgado pela “Ciência Hoje”

2 comentários:

ZIA disse...

Muito interessantes alguns comportamentos destes animais de que ainda se conhece pouco. Tanta diversidade, tanto colorido, tanta vida rara!
Obrigada por mais esta divulgação!
Abraços
ZIA

Rosa dos Ventos disse...

Precisamos mesmo de boas notícias sobre o Ambiente!

Abraço