- Em Maio, comemorou-se o 6º aniversário da República de Timor-Leste: um encontro de milhares de pessoas na praça frente ao Palácio do Governo, com fogo-de-artifício, danças tradicionais e até uma canção cantada por Xanana Gusmão. A primeira manifestação popular pacífica desde 2006, nove meses depois de constituído o actual Governo de coligação (sem a Fretilin), 3 meses depois do atentado ao Presidente Ramos-Horta.
Veio a notícia no “Courrier internacional” de Setembro, num artigo de Steve Bracks publicado num jornal australiano. Bracks é consultor do Governo timorense para a organização da Administração Pública e evidencia profunda admiração pela governação de Xanana Gusmão. Chama a atenção para a forma como se resolveu a rendição e integração do grupo de peticionários (cerca de 700) que eram liderados pelo falecido Reinado e para o cuidado que se está a pôr na gestão das receitas do Fundo de Petróleo. (Courrier internacional de Setembro)
(Pena que não tenha sido noticiado em Portugal, com destaque, a comemoração do 6º aniversário … Por certo teríamos sabido de uma qualquer má notícia.)
- Os testes de navegabilidade da primeira embarcação do país, movida a energia solar, foram realizados esta semana na Ria Formosa e as garantias de segurança confirmadas pela Autoridade Marítima do Sul. O “Alvor Flor do Sol” tem 11 metros de comprimento e lotação para 14 pessoas. O autor do projecto é Jorge Severino, a construção fez-se num estaleiro de Faro e o barco é propriedade de um casal luso-irlandês que detém a empresa Alvor Boat Trips.
( Expresso 30/8/08)
- Maria João Pires voltou a gravar CHOPIN – o CD duplo é lançado a 15 de Setembro. (Expresso 30/8/08) - 1ª Exposição de Arte Contemporânea Coreana, inaugurada esta semana na Galeria do Palácio Galveias, ao Campo Pequeno e patente ao publico até 21 deste mês. É a primeira mostra de artistas coreanos entre nós, numa mostra intitulada Ser ou Ter. (Expresso, 30/08/08)
- A partir de finais de Agosto falar ao telemóvel, em viagem pela União Europeia, entre Estados-membros, é mais barato ao abrigo da «eurotarifa». O preço das chamadas feitas passou a ser de €0,46 e das recebidas passou a ser de €0,22. (Expresso Economia, 30/08/08)
- Cientistas portuguesas à conquista da Índia – Maria João Queirós e Inês Costa, ambas médicas, criaram há 13 anos a Eurotrials, uma consultora científica e de investigação na área da saúde. Hoje, têm sucursais no Brasil, em África e querem ir, em breve, para a Índia e Argentina. Fazem estudos epidemiológicos, fármaco-económicos e tratam de assuntos relacionados com a introdução de novos medicamentos no mercado, tendo como principais clientes as farmacêuticas, as universidades e as sociedades científicas. (Expresso Economia, 30/08/08)
- Peões mais protegidos nas passadeiras – segundo notícia da SIC, dia 2/09, em Braga, foi introduzido um projecto experimental de passadeiras inteligentes que detectam, em tempo real, a presença de peões e avisam, através de câmaras de vídeo, os automobilistas, mesmo que estes não estejam a vê-los.
Se o sistema resultar, seria bom que outras cidades viessem a adoptá-lo para maior segurança dos peões.
- Alegrem-se os fãs da comida biológica, abriu, em Campo de Ourique, na rua Azedo Gneco, 30 A, um supermercado «Brio», com uma enorme variedade de produtos sem substâncias químicas. Segundo a revista Time Out, a aposta mais forte desta loja é a secção das carnes, dos legumes e frutas que, tal como o pão, chegam frescos diariamente.
Goiaba, já sabemos quem vai lá rapidamente!
Sem comentários:
Enviar um comentário