domingo, 13 de setembro de 2009

VIVA A VIDA 20


O neurocientista Rui Costa - investigador principal no Programa de Neurociências da Fundação Champalimaud, no Instituto Gulbenkian de Ciência - recebeu uma bolsa de 1,6 milhões de euros para tentar descobrir, nos próximos cinco anos, as diferenças a nível cerebral entre as acções novas e as praticadas por rotina ou compulsividade.A bolsa foi atribuída pelo European Research Council (ERC), o mais importante organismo europeu de apoio à ciência e à investigação.
Este neurocientista português é um dos 219 bolseiros do prestigioso European Council Starting – selecção feita entre 2503 candidatos.
Na sua perspectiva, o trabalho poderá contribuir para compreender melhor não só o funcionamento do cérebro, a interacção com o mundo ou como se praticam determinadas acções e não outras, mas também as doenças do foro neurológico e psiquiátrico, em que as pessoas não conseguem criar rotinas, ou as criam em demasia, como nos comportamentos obsessivo-compulsivos ou aditivos e até relativamente á criação de vícios.
Rui Costa tem 37 anos, é licenciado em Ciências Veterinárias (Universidade Técnica de Lisboa), doutorado em Ciências Biomédicas pela Universidade do Porto e pela Universidade da Califórnia em Los Angeles, e fez o pós-doutoramento em Neurobiologia na Uiversidade de Duke, também nos EUA.
Viva a Vida também é celebrar, com muita emoção e alegria, o regresso da Goiaba ao nosso convívio, após a cirurgia. Boa e rápida recuperação, vizinha!

1 comentário:

goiaba disse...

É mesmo VIVA A VIDA pelas razões da notícia e por outras pessoais.
Beijinhos