domingo, 14 de fevereiro de 2010

Histórias Boas do Mundo – 2


A Escola EB1 de Várzea de Abrunhais ( concelho de Lamego) foi considerada pela Microsoft uma das 31 escolas mundiais que melhor souberam integrar os recursos tecnológicos disponíveis e a única em Portugal. Recebeu um prémio no final de 2009 e passou a estar “incluída no programa mundial das escolas tecnologicamente inovadoras”. A Microsoft garante também “ o acompanhamento regular, acções de formação e disponibilização imediata de todo o software criado pela empresa”.
A impulsionadora do projecto foi uma professora ( não terá de ser sempre assim?), Maria do Carmo Leitão que, com a experiência adquirida no ensino mediatizado/telescola mas sem outra formação específica, diz : “ tentei tirar partido do software instalado nos Magalhães e ver o proveito que eu e os alunos poderíamos tirar dele”.
O entusiasmo do grupo inicial de 12 alunos passou para todos os outros do 1º ciclo e do jardim de infância. Os trabalhos que realizam vão sendo publicados num blogue e no youtube, a auto estima vai crescendo e o rendimento escolar também. A professora garante que mantém as actividades “normais” das aulas sendo o computador um recurso e uma motivação para a realização dos trabalhos. A família colabora, participa e também se entusiasma.

Várzea de Abrunhais é uma localidade rural do interior e a possibilidade das suas crianças se poderem abrir para o Mundo e aprenderem de forma construtiva e criativa é mesmo uma “história boa” para este domingo.
Estar ali o exemplo de uma boa integração do computador na aprendizagem torna a história muito melhor. Os trabalhos estão aí no :

http://blogs.ess.edu.pt/eb1vabrunhais

2 comentários:

peonia disse...

Parabéns pela onda de optimismo das mensagens!
Por este caso se vê como a vontade de uma professora impulsiona e contagia todo o ambiente de uma Escola.

Anónimo disse...

Haja quem nos "alimente" a Alma!
Quem nos mostre que vale a pena!!
Beijos.
isa.