terça-feira, 15 de junho de 2010

A 4ª mão …

Disseram-me que a 4ª mãozinha era a minha! Tenho andado arredado da escrita, sem nada para contar de novo, sem momentos excitantes.

Esforço-me por encontrar variantes ao “come e dorme” que dizem ser o ideal na vida de gato e é o sonho da minha dona … E lá me vou escondendo nos sacos que encontro à mão, despejando as gavetas que encontro “desseladas de fita colante”, saltando para os sítios que me atraem … e não é que não me deixam saltar da janela para os vasos de cheiros que me chamam do parapeito? Bem tento e até já me fiz fininho para caber num espacito que julgavam pequeno … e lá vieram puxar-me pelo rabo! Depois oiço uma arengada que deve ser comovente mas não me convence.

Ir à rua já não me atrai … assusto-me com o barulho dos carros, com a possibilidade de avistar um cão, com pessoas apressadas. E eu que gostava tanto de passear aqui à volta, de subir para uns muritos e fingir que trepava a uns galhos raquíticos, de cheirar as rodas fedurentas dos carros ( quanto mais velhos melhor), de mergulhar numa erva duvidosa mais adiante, de trotar pelo viaduto quase até à Praça de Espanha, …!! O que aqueles cães danados fizeram ! Não ganhei para o susto, aprendi a sair da trela quando quero correr para me livrar de um perigo e perdi a vontade de ver mundo – e a minha dona também ficou com tanto medo como eu.
Querer, queria ir escada abaixo sempre que me apetecesse mas tem de ser com a dona pela trela … e ela não gosta muito desse sobe e desce.

Com esta lamúria estou a ficar um gato-português de verdade : sempre a dizer mal, sempre a esquecer o muito que tenho de bom, sempre a culpar os outros do que faço ou não faço – de “barriga cheia” a dizer mal do que me enche a barriga. Fica aqui uma promessa : acabou a lamúria!!

4 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

Assim é que é!
Gato que se preza não entra em lamúrias!
Que os humanos te sigam o exemplo.
Estás muito bem nas fotos, deve ser da boa vida! :-))

Ronrons

Anónimo disse...

Que saudades de ti Amon!
Estás tão grande,mas lindo.
Diz à tua dona k tem, no Facebook,álbum novo de fotos,um mimo para ela.
Já agora deixo lá um para ti...
Beijo. isa.

peonia disse...

O Amon está a ficar filósofo!!
Parece mesmo o "Zé Povinho" que existe em cada um de nós. Às vezes lamenta-se, culpando os outros e, noutros dia, reage e procura soluções...

GatosMania disse...

Olá AMON já tinhamos saudade tuas,
Hérculos & Betty ...nós tb andamos sem grandes novidades
Comer , dormir e brincar ... Temos muitos brinquedos espalhados pela casa ...