domingo, 20 de junho de 2010

Histórias Boas do Mundo 22


O 18º Concurso “Jovens Cientistas e Investigadores”, promovido anualmente pela Fundação da Juventude teve este ano mais projectos do que no ano anterior ( 128 para 119). Decorre agora a selecção de trabalhos para várias mostras e Concursos internacionais .

Para representar Portugal na ISEF 2010 (Feira Internacional de Ciência e Engenharia),o maior certame mundial de trabalhos realizados por jovens que decorreu em Maio na Califórnia, foi seleccionado o trabalho apresentado em 2009 por alunas do 12º ano da Escola Secundária de Arouca. O seu projecto partiu da necessidade de resolver o problema da contaminação de solos e águas por resíduos tóxicos, resultantes da exploração das minas de volfrâmio e tungsténio da região de Regoufe – exploração que foi muito intensa durante a Segunda Guerra Mundial. E o que descobriram? Que o “chapéu-dos-telhados” ( Umbilicus rupestris) é capaz de “limpar” aqueles solos absorvendo grandes quantidades de crómio . Serviu também o estudo para alertar que a plantinha parece ser prejudicial à saúde e não deve continuar a ser usada na medicina tradicional como analgésico e anti-inflamatório …

Este é exemplo do muito que se tem feito em Portugal pela Ciência e pela Investigação e das vocações que se vão despertando nos Jovens – através de iniciativas nacionais e regionais, do trabalho de algumas Instituições de Ensino Superior e do entusiasmo e dedicação de muitos professores do Ensino Secundário. Uma Boa História.

1 comentário:

Rosa dos Ventos disse...

Uma Boa História, mesmo!
Parabéns...

Abraço