domingo, 25 de setembro de 2011

Boas Notícias de Novo 46

Há anos justificava-se o extraordinário desenvolvimento da Irlanda com a aposta no sector terciário, na investigação e nas novas tecnologias … e era uma boa aposta se a especulação financeira não tivesse sido selvagem ( e será que a especulação pode não ser selvagem?!)

Em Portugal, investigadores nacionais e estrangeiros a desenvolver trabalho meritório não faltam e, como já sabemos o resultado da globalização económica e financeira e como pouca esperança se pode ter nos políticos, restam-nos Boas Notícias que, se não melhoram o nível de vida do cidadão comum, alimentam a auto estima nacional.

Aí vão alguns feitos de investigadores nacionais :

-João Carlos Almeida Ribeiro Claro, docente e investigador do Centro de Química da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) é responsável por um projecto que permite transformar em energia os resíduos da produção de azeite através da utilização de resíduos da cortiça, diminuindo os efeitos do impacto ambiental. A biomassa que se produz tem um elevado poder calorífico e não produz resíduos.
-A Central de Ondas do Pico, um projecto experimental de aproveitamento da energia do mar, pode vir a ser um pólo de investigação europeu transformando-se num Instituto com papel importante na investigação do aproveitamento da energia do mar.

- Nuno Lemos e João Mendanha Dias utilizaram o laser mais intenso do mundo para criar o feixe de raios gama mais brilhante jamais produzido em laboratório – um brilho mais de mil biliões de vezes superior ao emitido pelo Sol. O feito abre novas perspectivas em aplicações na medicina como o tratamento do cancro e a imagiologia médica, em biologia e ciências dos materiais, em física nuclear e segurança ambiental. A equipa trabalha no Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do Instituto Superior Técnico e realizou este trabalho em colaboração com a Universidade de Strathclyde e o Laboratório Rutherford Appleton do Reino Unido.
“Nunca ninguém tinha proposto uma experiencia para produzir raios gama”, afirmam.


- O Instituto Superior Técnico inaugura amanhã, no campus do Taguspark, em Oeiras, o laboratório de Bioengenharia de Células Estaminais e Medicina Regenerativa, que integra o Laboratório Associado Instituto de Biotecnologia e Bioengenharia. Neste novo laboratório trabalham 40 pessoas que investigam para aplicar os princípios da Engenharia a problemas clínicos e a sistemas biomédicos .

Sem comentários: