quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Quanta coisa por saber!!


Há tempo que investigadores tentam perceber como os vikings, entre o século VIII e XI, conseguiam ser excelentes navegadores antes da descoberta da bússola e de outros instrumentos de navegação, mesmo em condições atmosféricas adversas.

Foi agora publicado um estudo na “«Proceedings of the Royal Society A», com o resultado de uma pesquisa liderada por Guy Ropars, do laboratório de Física de Lasers da Universidade de Rennes. De acordo com essa investigação os vikings descobriram um processo de orientação através da utilização de cristais. Tratava-se de uma variedade de calcite ( espato-de-islândia) . A partir da polarização da luz conseguiam saber onde estava o sol . A descoberta de um pedaço desta calcite a bordo do barco Elizabethan que se afundou na ilha de Alderney em 1592, deu credibilidade à teoria.

“A nova investigação demonstra que com este tipo de cristal é possível determinar a posição do sol com precisão e com uma margem de erro de um grau, até mesmo ao anoitecer, quando as condições meteorológicas são adversas. Ainda no princípio deste ano, outra investigação de cientistas búlgaros sobre a polarização da luz assegurava que era possível que estes cristais tivessem ajudado os vikings a orientar-se”.

Quando navegavam sob céus nublados giravam a pedra até localizarem o ponto em que o brilho aumentava. Determinavam uma linha que indicava onde estava o sol. Para não perderem a referência, colocavam uma tocha nessa posição para se poderem guiar.


Pois bem, eu não sabia e gostei de ficar a saber através de uma pequena notícia em “Ciência Hoje”.

1 comentário:

Rosa dos Ventos disse...

Também gostei!
Os homens sempre procuraram pontos de orientação mas por vezes tinham que navegar à vista!

Abraço