segunda-feira, 19 de março de 2012

Uma visita ao Templo Hindu

Fizemos há dias uma visita em grupo ao Templo Hindu de Lisboa, assistindo e participando na cerimónia religiosa e num jantar no restaurante anexo ao Templo.

Foi muito interessante e vamos voltar.
As cerimónias religiosas decorrem todos os dias, das 8h às 8.30 h da manhã e das 20h às 20.30h da tarde. O culto é dirigido por um Ministro do Culto residente, com o apoio de um Teólogo e de mais dois participantes que cantam , tocam e conduzem o ritual de bênção do fogo e da água – “água do Ganges”, milagrosa como são as águas bentas …

O Templo é dedicado a Krishna, 8ª encarnação de Vishnu , um dos elementos da Trindade hindu: Brahmã, o criador do Mundo, Vishnu o protector , Siva (Xiva), o destruidor e transformador.

Para além de Krishna ( nas dimensões masculina e feminina), Xiva e outras representações de deuses que presidem a diferentes necessidades e ansiedades do Homem – sempre o mesmo Deus Supremo, muitas as formas de “chegar ao Homem”.
O Templo foi inaugurado em 1998, é parte de um Complexo ainda incompleto mas que já dispõe de um salão de festas, um restaurante e de um belíssimo espaço exterior, com uma Fonte e cascata que, quando iluminada, “deve conjugar o movimento das águas com luzes e sons” de acordo com a arte e sabedoria do Feng Shui.

Numa zona de jardim público a estátua de Mahatma Gandhi e da sua mulher Kasturbai, no meio da Alameda Mahatma Gandhi.

A propósito, aprendemos e ficámos a saber mais sobre o Hinduísmo que é tão pouco conhecido e tão mal divulgado! Será porque do hinduísmo não faz parte o “espírito missionário” ? Ou porque são em Portugal uma comunidade discreta?

Vou passar a acompanhar as festividades através do site da comunidade (www.comunidadehindu.org) e acabar de ler um dos Livros Sagrados, o “Bhagavad-gita”, traduzido por José Carlos Catalazans , professor e investigador , editado pela Esquilo numa magnífica colecção dedicada a textos que são tidos como sagrados – “ numa época em que o Tempo muitas vezes não tem espessura para que se possa dar por ele”.

( as fotografias foram tiradas do site da comunidade porque não é permitido fotografar no interior do Templo)

1 comentário:

Rosa dos Ventos disse...

Nunca lá entrei mas conheço-o bem por fora!

Abraço