domingo, 25 de março de 2012

Uma voltinha por Monsanto?

Na revista “Time Out Lisboa” desta semana, há uma pequena reportagem sobre MONSANTO e aprendi ou lembrei várias curiosidades.
Monsanto é hoje considerado “o pulmão da cidade” e fica-se com a ideia de que sempre foi assim. Pois não foi.
Por volta de 1930 era “ o celeiro da cidade”, um vasto campo de cereais com vários moinhos e uma pedreira … daí saiu muito basalto e calcário para as construções da cidade.

A criação do Parque Florestal de Monsanto surgiu por Decreto-Lei de 1934, apresentado pelo Engº Duarte Pacheco (( Ministro das Obras Públicas).
A florestação só começou em 1938, de acordo com o projecto de Keil do Amaral, era o Engº Duarte Pacheco Presidente da CMLisboa. Esse projecto incluía a florestação mas também a construção de zonas de lazer, miradouros e parques infantis .

Hoje, nos cerca de 900 hectares, há zonas onde se pode passear e andar de bicicleta em segurança, há clubes de Actividades de Ar Livre, pode-se jogar basquete num campo com uma vista linda, praticar no “skate park”, brincar no Parque do Alvito, fazer percursos pedestres … seguir o rasto dos esquilos, …

Para mim, a “joia da coroa” é o “Espaço Biodiversidade”, 16 hectares vedados “onde estão representados todos os habitats do país e se desenvolvem estratégias de atracção de outros animais; a vegetação é densa e facilmente se avistam pássaros, esquilos e outros animais; há lagos com patos-reais e galinholas, grutas, uma horta pedagógica, um observatório de aves…”

E foi uma surpresa saber que Monsanto é um “pulmão verde” de Lisboa não só por causa do arvoredo mas porque , devido à sua localização, “ filtra as poeiras trazidas pelo vento de noroeste”, que é o dominante. O mesmo Parque, com outra orientação, seria só mais um Espaço Verde …

Vamos dar uma voltinha por Monsanto?

2 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

Vamos lá...daqui por uns tempos! :-))

Abraço

Red Carpet Lisboa disse...

tenho muita pena de me ter esquecido de comprar a timeout, queria mesmo saber todas as dicas que eles tinham para os passeios no monsanto