terça-feira, 6 de outubro de 2009

Um Domingo diferente

Desde Janeiro que a Lis tem desenvolvido na Florescer, uma oficinas “Saber ver, Poder criar” em que eu não pude participar por razões diversas. Mas, desde o Verão, tinha muita vontade de participar nesta, de domingo, dedicada à manipulação da argila e do gesso, à criação de objectos tridimensionais com pintura, desenho e técnicas mistas. E lá fui, sempre com o entusiasmo que ponho nestas actividades mas, igualmente, com muito receio de me expor e de me confrontar com as minhas limitações, no campo destas expressões artísticas. A profusão de imagens da apresentação em power point, que serviu de introdução ao trabalho do workshop, deslumbrou-me e inspirou-me… ao ponto de me apetecer concretizar alguma coisa das muitas propostas que vi. Depois, passando à concepção e è execução o caso começou a complicar-se um pouco mais. As ideias em turbilhão, o manusear de tanto material novo e a pressão de fazer, fazer mesmo, por mim própria, sozinha, (apesar de todo o apoio da mestra e da alegria das parceiras da minha mesa de trabalho) deram-me a verdadeira dimensão do que é criar! Foi mesmo muito emocionante e, depois de terem andado pela minha cabeça e pela ponta dos meus dedos tantas formas e ideias, lá consegui transmitir à minha placa de argila um pouco do que eu estava a sentir. E, de uma zona lisa, descarnada, lá me saiu um emaranhado de sulcos, de fios que se interligam até não se sabe onde e que, para mim, transmitem exactamente o que eu estava a sentir naquele momento.
Da parte da tarde, foi a descoberta dos caminhos do gesso e do trabalho com as goivas, em que não mexia desde os tempos de escola. Foi excelente! Fez-me tão bem! Fez-me perder alguns medos, abriu-me outras janelinhas, fez-me descobrir trabalhos muito originais, saídos das mãos de todos os que participaram nesta oficina e dou os meus parabéns à Lis! Como ela consegue motivar e despertar nas pessoas, gostos e potencialidades adormecidas e ou envergonhadas!
Um abração e um bem hajas!
Já agora, podes inscrever-me para a oficina da Tecelagem, em Novembro…



3 comentários:

Anónimo disse...

Foram feitos por ti?
Mas são liiiindos!
Que feliz fiquei!
Parabéns Lis.
Parabéns para ti,também.

goiaba disse...

Acjei lindo o teu trabalho no gesso. Eu, no gesso, fui mais concreta: o Amon, de costas ( pois...) e mais uns arabescos - em fundo dourado como se quer um deus!
Também gostei muito e foi bom esta ter sido adiada porque assim, também pude ir. Há um mês ...
bjinho

Rosa dos Ventos disse...

Que inveja!
Eu nunca seria capaz de concretizar coisa alguma, sou mesmo uma nulidade nas artes! :-(
Parabéns pelas obras que criaste!

Abraço