segunda-feira, 21 de novembro de 2011

LX FACTORY 2

Chega-se ao LX Factory depois de passar pelo largo do Calvário, em Lisboa, e ocupa um extenso terreno, um pouco antes das instalações da Carris, em Alcântara.


Tem ar de fábrica abandonada e foi mesmo, em tempos idos, uma fábrica de têxteis, mais tarde, uma tipografia e ainda acolheu as instalações da gráfica Mirandela. Quando a LxFactory chegou ao local, a gráfica Mirandela estava de malas e bagagens para sair. Mas desses tempos, ficaram memórias. Hoje, a Livraria Ler Devagar conserva uma das rotativas da gráfica. Só que esta não é uma livraria como as outras. Percorra-a com tempo e conheça o alfarrabista, a galeria Arthobler e o Restaurante Malaca Too - de sabores orientais - que também partilham o espaço.

Actualmente, a Lx Factory acolhe dezenas de empresas, lojas, restaurantes, galerias, estúdios, ateliers, uma excelente livraria e um comércio de produtos biológicos. Por todo o lado respira-se actividade, criatividade e fervilham ideias novas no âmbito das diferentes formas de arte e comunicação. Então, o que começou por ser o reaproveitamento de um espaço abandonado na cidade, incluído no Projecto Alcântara 21, depressa se transformou num centro cultural. Sem dúvida um espaço irreverente mas muito inovador e certamente com futuro.

Até os freelancers têm aqui o seu espaço, alugando secretárias num espaço Co-Work criado para facilitar os negócios de quem trabalha sem contractos fixos e que permite, a quem não quer ficar em casa, poder usar um espaço arejado e moderno, sempre com hipóteses de novos contactos.

Desde Dezembro de 2010, abriu uma loja tentadora que serve exclusivamente um dos mais famosos e deliciosos bolos de chocolate da cidade, o Landeau, que pode ser apreciado no local, acompanhado pelo aroma de um café ou pelo calor de um chazinho ou tisana.

Também, na nossa recente visita, descobrimos um restaurante onde é possível, sermos nós próprios a confeccionar uma refeição com a preciosa colaboração de ilustres chefs entendidos na saborosa arte da culinária.

Novos conceitos, ideias diferentes para negócios e para o desenvolvimento de workshops muito diferenciados. Vala a pena conhecer o Lx Factory.


2 comentários:

goiaba disse...

E até tem uma casa de banho "velha" toda forrada com páginas de livros destinados á reciclagem ... tubagem e tudo! E uma loja de roupas "deliciosas" - capas, casacos compridos, saias compridas ... Tenho de lá ir sem pressas! Mas atenção: se fôr inverno, levem galochas.
Com ou sem elas, vou voltar.

peonia disse...

Não conheço e achei muito interessante o aproveitamento deste espaço!