quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

A lenda do “Chapéus dos Quatro Ventos”


O chapéu de quatro bicos faz parte do traje tradicional da Lapónia – como se vê na imagem retirada da net.

Diz a lenda que “há muitos, muitos anos não vivia ninguém na Lapónia porque os ventos eram demasiado fortes, sopravam do Sul, do Norte, do Este e do Oeste. Até que um xamã, um líder espiritual dos povos nortenhos, os enfrentou, munido apenas de um tambor. Convidou-os para a sua tenda, começou a entretê-los com histórias e eles acabaram por adormecer. Então, pegou no seu chapéu de cores garridas e atou cada um deles a um canto. Quando acordaram, os ventos espernearam, praguejaram e imploraram para que os deixasse ir. O xamã impôs uma condição: sopraria um de cada vez e em épocas diferentes. Como prova do pacto, a partir daquele dia, todos os lapões passaram a usar um chapéu igual.” E assim a Lapónia passou a ser povoada …

Esta lenda é contada numa pequena reportagem da Visão sobre a viagem à Lapónia finlandesa ( terra do Pai Natal) de 10 crianças com doenças especiais, uma iniciativa da Associação Terra dos Sonhos, fundada a 1 de Julho de 2007 “com objectivo de realizar os desejos de meninos doentes”. Desde 2008 já levaram meia centena de crianças à terra do Pai Natal – que, ao que dizem, até sabe quem é Cristiano Ronaldo!!

E assim nos vamos distraindo enquanto se legisla sobre o inconcebível e se vende à China a participação do Estado na EDP …

1 comentário:

Rosa dos Ventos disse...

Não conhecia e gostei!

Abraço natalício