terça-feira, 16 de junho de 2009

Os Cristais

Os cristais são para mim uma beleza! Antes de ter um gato que deita tudo ao chão, tinha-os por aí, sob diversas formas, uns maiores, outros mais pequenos – quartzos brancos e rosa, pirites, “olhos de tigre”, jades, geodes de hematite e ametista, … Agora restam poucos, escondidos nos vasos das poucas plantas que também ficaram… Bem mas, tenho o AMON!!
Para além deste fascínio pelos cristais sólidos, ficou-me um outro dos tempos da faculdade : as imagens fantásticas de cristais observados ao microscópio.
Muitos poetas e pintores se entusiasmaram e”mergulharam na intimidade dos cristais”, como Kandisnky e Picasso e diz-se mesmo que o cubismo já existia na organização dos cristais, antes de se tornar uma corrente artística.
Há tempo, quando se comemorou o Ano Internacional da Física ( 2005), encontrei um artigo, “ Um olhar belo e cristalino” , de Gil Montalverne, e, guardei-o.
As imagens iniciais testemunham momentos fotografados de partículas cristalinas observadas num microscópio, depois de serem atravessadas por um feixe de luz polarizada e em determinadas condições. São de cristais no sentido mais comum mas também de cristais de ácidos.
Se pudéssemos mesmo observar, o que veríamos pela ocular não seria estático, os cristais crescem, transformam-se segundo regras que existem mas parecem não existir. Há equilíbrio, perfeição e harmonia.
“ A arte abstracta, um conceito que a humanidade descobriu no séc.XIX, afinal a Natureza já a tinha criado há milhões de anos”.

( deu-me para isto hoje porque ontem tive uma aula de pintura da vizinha-mestra- pintora)

Nota : as imagens são de cristais de : carbaryl, feldspato, neve, vanilina, iodofórmio, ácido canfórico e duas imagens de mentol com diferentes polarizações.


4 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

"São como um cristal
as palavras."

Abraço

Anónimo disse...

Lindo,mas lindo mesmo!
Beijo.
isa.

peonia disse...

Imagens lindas! Parabéns pelo bom gosto com os desejos de continuidade de bom trabalho...

poetaeusou . . . disse...

*
Isa,
vou fichar o teu texto,
para consultas futuras,
tenho curiosidade por tudo,
e o teu post, sensibilizou-me,
,
obrigado,
,
talvez nasça um poeminha,
para te oferecer, talvez . . .
,
Os Cristais da Isa . . .
,
conchinhas, deixo,
,
*