sábado, 4 de julho de 2009

O Didgeridoo

Numa das paragens em tendas de instrumentos de música, na Feira de Artesanato, vimos imensos didgeridoos. Não os havia o ano passado o que mostra como se estão a tornar apreciados por europeus e norte americanos. Diz-se mesmo que, para o tocar, não é preciso saber música. Talvez.
O didgeridoo (ou também didjeridu) é um instrumento de sopro usado tradicionalmente por aborígenes no norte da Austrália, ligado a crenças religiosas e místicas .
O didjeridoo é um instrumento muito antigo. Estudos
arqueológicos baseados em pinturas rupestres sugerem que o povo aborígene da região de Kakadu já utilizava o didjeridu há cerca de 40 000 anos.
O Yadaki, nome que os aborígenes dão ao didgeridoo, basicamente é um tronco oco de eucalipto escavado por térmitas. Cortado na medida certa, remove-se a casca do eucalipto, adapta-se um bocal de cera de abelhas e decora-se conforme os usos e costumes de cada tribo.
É tocado ao estilo do trompete, encostando os lábios a uma das extremidades. Através de sopros de diferentes intensidades, sons com a voz e movimentos com a língua, explora-se toda a gama de sons que ele permite.
Com a divulgação no ocidente, há-os feitos de bamboo e até de plástico (PVC), perdendo, naturalmente, intensidade e definição de som.
Em qualquer dos casos “é preciso dominar uma técnica de respiração circular que permite nunca interromper o fluxo de ar expirado e que consiste em encher as bochechas de ar e expirá-lo enquanto se inspira pelo nariz” … ( deve ser muito simples !!! ).
Nas comunidade aborígenes é usado em cerimónios de natureza religiosa e, nessas situações, é proibido a mulheres e a pessoas fora da comunidade.

Existem muitas lendas sobre a origem do didgeridoo. Uma delas fala de um grupo de aborígenes que, estando à volta de uma fogueira, reparou que, de um pedaço de madeira em chamas, saim pequenas térmitas. Tiraram o tronco da fogueira e sopraram para salvar as térmitas. Do sopro saiu um som e as térmitas voaram até ao céu, tornando-se em estrelas, que trouxeram a luz ao mundo.

Estudos recentes ( 2005 e 2008), concluiram que aprender e praticar o Didgeridoo ajuda a reduzir o ronco e apnéia do sono, assim como o tempo necessário para o descanso. Isto parece funcionar devido ao fortalecimento dos músculos das vias aéreas superiores. Demonstrou-se também que “a sua prática contribui para reduzir a ansiedade , diminuir a vulnerabilidade ao stress, melhorar a respiração e … ajuda a combater o tabagismo” !!!
Está decidido, no próximo ano ( se não for antes), haverá um didgeridoo no 5º esquerdo …



1 comentário:

Rosa dos Ventos disse...

Gostei de conhecer o instrumento, a sua lenda e o seu som.
É o ideal para mim que não sei música!

Abraço