domingo, 26 de julho de 2009

VIVA A VIDA -13


Motivada pelas reportagens de Roma, lembrei-me de ter há tempo visto uma couve da família dos brócolos, lindíssima : a romanesca. Claro que não deve o nome a Roma mas por certo ao romance que inspira – formas romanescas, eu acho que tem … Mas também “é italiana” !
Fui procurar saber mais e descobri que há as variedade de brocolis mais conhecidas ,com flores verdes, roxas, amarelas ou brancas e há outra espécie, o Brocolis Romanesco, com múltiplas inflorescências que podem ser verde-limão, verdes ou roxas, agrupadas em magníficas espirais. As mais antigas são as de cor roxa, cultivadas na Calábria , introduzidas em França por Catharina de Medici (1569) e divulgadas por toda a Europa.
Mas as que eu vi, lindíssimas, eram da espécie Brássica Olerácea, verdes-limão.


Se a Romanesca não é um hino à VIDA, o que o será?!

Sem comentários: