sábado, 19 de dezembro de 2009

Ovos verdes e protecção ambiental !!


Não é receita de Natal mas andava esquecida dela até que há dias comi ovos verdes. Lembrei-me daqueles que a minha mãe fazia … ( e dos seus pastéis de bacalhau também). E resolvi fazer ovos verdes tentando lembrar a sua receita – diferente de outras que tenho visto.
Aí vai, com as porções que usei :

7 ovos ( devem escolher-se ovos frescos para que as gemas não estejam muito descentradas)
Miolo de 3 pãezinhos ( do tamanho das “carcaças” )
Salsa picada ( bastante e fresca, para justificar o nome)
Vinagre
Caldo de galinha ( também se pode usar leite)

Cozem-se os ovos durante 10 minutos. Deixam-se arrefecer e cortam-se no sentido do eixo maior. Com cuidado, retiram-se as gemas para uma tigela.
Enquanto os ovos cozem põe-se o miolo do pão a demolhar no caldo ou no leite ( aproveitei caldo de cozer frango mas a minha mãe fazia com um cubo de caldo ). Espreme-se bem num passador para sair o excesso de líquido.
Esmagam-se as gemas, junta-se o pão e a salsa , um pouco de vinagre e sal.
Enchem-se as metades de claras reconstituindo “mais ou menos” o ovo, passa-se por farinha, ovo batido e pão ralado. ( a minha mãe não passava por pão ralado). Fritam-se. ( e convém depois não deixar tombar a travessa para que fiquem direitinhos e não meios amassados como aconteceu aos meus …)

Eu usei para o jantar leve cá de casa ( e desta vez das vizinhas que também recordam os ovos da minha mãe), mas, com almôndegas de espinafres e um arroz de feijão podem servir um almoço vegetariano.

Ser vegetariano uma vez por semana foi uma campanha lançada há tempo para prevenir o aquecimento global !!
É verdade : estudos recentes da ONU e FAO demonstram que a alimentação humana é uma das maiores formas de poluição ambiental, sobretudo a criação de gado e que, se reduzirmos o consumo de carne em 30%, contribuímos para uma redução considerável das emissões de gases !! (nunca me tinha lembrado de associar a criação de gado à produção de excrementos e gases com efeito de estufa - 37% das emissões de metano , 65% de oxido nitroso para além do dióxido de carbono ).
E há ainda as doenças provocadas pelo consumo de carne ( são as “vacas loucas”, a BSE, as doenças das aves, dos porcos, das ovelhas, …). E são as gorduras saturadas da carne ( sobretudo a vermelha e dos derivados ( salsichas, enchidos,…) – muitos alertas para justificar refeições vegetarianas !!!

2 comentários:

Mar Lis Goiaba disse...

Foi óptima a experiência.Lembro bem os que a tua mãe fazia e creio que conseguiste o ponto certo. Vou imprimir a receita e tentar os meus dotes culinários! Quanto à alimentação vegetariana concordo, em parte, mas não pratico tanto como gostaria. Talvez um dia...
Obrigada pela partilha!

ZIA disse...

Eu também gostei mesmo muito e sou fã destas receitas que as nossas mães tão bem faziam e que aos poucos, com o rodar dos tempos, vamos tendo vontade de refazer, dando nós continuidade a essas tradições. E estes estavam...deliciosos.
Beijinhos
ZIA