sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Assédio moral !


No dia 6 de Janeiro, a RTP1 divulgou uma reportagem da jornalista Patrícia Lucas sobre “assédio moral”. (ver em noticias.rtp.pt- Linha da frente -"escravos do poder")
Vimos e lembrámos o que se passou ( e passa?) num Colégio onde a Direcção Executiva ( leiga) e a Direcção Pedagógica ( congregação religiosa) se empenharam num processo persecutório e de “assédio moral” a professores, especialmente àquela nossa colega que foi despedida primeiro e dispensada depois, com convite para assumir o cargo de “auxiliar de limpeza”!
Em todos os exemplos, técnicas semelhantes, resultados idênticos. Outros estão lá para ver, todos podem ouvir, todos sabem mas … cada um trata de si.
Ainda se fosse agressão física, assédio sexual … Para quem procede com “assédio moral” continua a não haver consequências - até um dia … “ cá se fazem, cá se pagam” e os ditos populares costumam bater certo.

E apeteceu-me lembrar aquele poema atribuído a Bertold Brecht :

“Primeiro levaram os negros
Mas não me importei com isso
Eu não sou negro

Em seguida levaram alguns operários
Mas não me importei com isso
Eu também não era operário

Depois prenderam os miseráveis
Mas não me importei com isso
Porque eu não sou miserável

Depois agarraram os desempregados
Mas como tenho um emprego
Também não me importei

Agora estão-me levando
Mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo “


Nota : se quiserem recordar o caso concreto a que nos referimos, leiam os nossos apontamentos dos dias : 31 de Março de 2009 ; 2, 7 ,14, 15 e 16 de Abril de 2009 ; 4 de Agosto de 2009.
Faltou acrescentar que, por causa dessa “intervenção pública” ( como foi classificada pelos órgãos directivos da Associação responsável por aquele Colégio), as autoras deste blog foram expulsas da referida Associação a que pertenciam há muitos anos !!

4 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

Também vi o programa!
Há anos que se pratica a estratégia de colocar "na prateleira" trabalhadores/colaboradores que, eventualmente, façam sombra a algum chefe mentecapo ou a algum delfim!

Abraço

Anónimo disse...

Ñ preciso reler!
Tenho tudo tão presente!
Há coisas tão graves que ñ se consegue "fazer de conta"
Beijo.
isa.

Carlos Manuel disse...

Boa Noite
Em primeiro lugar quero aqui deixar o meu apreço, por começarem a existir cada vez mais pessoas a dar a cara, perante este crime que se pratica neste país.
Tenho um blog, em que por várias vezes fiz referência a este problema. Não foi só no blog, que tenho lutado para que cada vez mais haja divulgação deste crime.
Sei que pouco adianta neste momento, mas quero solidarizar-me convosco naquilo que estão a passar, bem como a vossa colega.
Um abraço (fish)
Blog Faixa5

Carlos Manuel disse...

Para que se divulgue,cada vez mais este problema, coloquei um post em
http://faixa5.blogspot.com/2010/01/entre-muitos-mais-um-caso-de-assedio.html