domingo, 3 de janeiro de 2010

VIVA A VIDA 36

A “Ciência Viva” divulgou há dias um artigo com o título :
“Higiene excessiva na infância prejudica saúde na idade adulta”
Claro que já todos tínhamos desconfiado disso … e eu costumo dizer que sou resistente aos micróbios pelos muitos que devo ter ingerido quando comia goiabas com terra ou procurava minhocas na terra do jardim.
O tal estudo, da responsabilidade de uma Universidade de Chicago e publicado numa revista científica, conclui que “quando as pessoas são sujeitas a ambientes demasiadamente limpos e higienizados na infância podem aumentar o risco de inflamação na idade adulta”. E é assim que os pais que deixam as crianças brincar e sujar-se, apanhar chuva com moderação, brincar com animais sem restrições, estão a protegê-las de inflamações e doenças quando adultas “ sobretudo cardíacas.
“A equipa de investigadores liderada por Thomas McDade procurou compreender em que medida o ambiente afecta a produção de proteína C-reactiva (ou CRP), que aumenta em caso de inflamação, isto é, quando o corpo reage a uma infecção ou a uma ferida”.
«Nos Estados Unidos, há tendência para pensar que se deve proteger a qualquer preço os bebés e as crianças contra micróbios e elementos patogénicos», referiu Thomas McDade. Contudo, esta preocupação priva o desenvolvimento saudável do sistema imunitário até à idade adulta. “Quero entender este estudo com a moderação necessária … os que não morrem em criança, ficam mais fortes quando chegam a adultos!