terça-feira, 5 de janeiro de 2010

A Festa da “BEFANA”


Hoje, em Itália, comemora-se o dia da Befana, uma tradição que muitos talvez já conheçam mas que partilho convosco porque é curiosa.
Na tradição cristã, a Epifania, palavra que deriva do grego e que quer dizer manifestação, é a festa que evoca a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus, na noite de cinco para seis de Janeiro.
Na tradição popular italiana e, sobretudo para as crianças, é uma data esperada com muito entusiasmo e celebrada, em diversas regiões, com festejos muito típicos. Muitos desfiles, muitos bailes, muita alegria , tendo no entanto, todas elas algo a ver com a lenda.
Conta a lenda que indo os três Reis Magos a caminho de Belém, para prestar homenagem ao Menino Jesus, a certa altura do percurso se sentiram meios perdidos e decidiram parar junto de uma pequena casa para procurar alguma informação mais precisa. Bateram à porta e apareceu-lhes uma velhinha. Os Reis perguntaram-lhe se sabia indicar-lhes a melhor estrada para chegarem rapidamente a Belém, porque já tinha nascido o Salvador. A velhota, como não entendeu bem o que lhe perguntavam, não conseguiu elucidá-los. Fechou a porta, voltou aos seus afazeres mas, de repente, apercebeu-se do erro que tinha cometido e decidiu sair de casa para se juntar aos três Reis e com eles ir também procurar o Menino.
Procurou, procurou durante horas e não tendo conseguido encontrá-los, decidiu dirigir-se a todos os meninos que ia encontrando no caminho e oferecer a cada criança, um presente, na esperança que um deles fosse o Menino Jesus.
E é assim que, todos os anos, na noite da Epifania, de 5 para 6 de Janeiro, uma velhinha, a Befana, vai a todas as casas onde há crianças para as presentear. Se a criança se portou bem durante o ano, recebe um pequeno presente, umas guloseimas, um livro, um brinquedo; se a criança se portou mal, então, recebe só um pedaço de carvão.
Compreende-se portanto a ansiedade com que os mais pequenos aguardam a visita da Befana.

1 comentário:

goiaba disse...

Não conhecia a lenda nem mais esta Mãe-Natal. Gostei da Befana.
Também acho bem interessante a separação do Natal da festa de distribuição de presentes... Mas temo que, com os hábitos desta "comunidade", comecemos a ter presentes no dia de S. Nicolau, no 8 de Dezembro da Guida, no Natal e nos Reis ... e Viva a Vida !!
Obrigada pela partilha.