quarta-feira, 7 de abril de 2010

Dia Nacional dos Moinhos

Ouvi há pouco que hoje é o Dia Nacional dos Moinhos e lembrei os moinhos que me são mais familiares e os sonhos de viver num moinho ou em casas com feitio de moinho …
Durante anos era o moinho de Almoçageme que suportava os meus devaneios – era um moinho-habitação . Ainda lá está, à entrada da povoação. Penalizo-me por não ter uma fotografia …


Desde miúda, o moinho da Ericeira, conhecido hoje pelo “Moinho do Zé Feijão”, era , ali no topo de um pequeno morro e antes da vila “se antecipar”, o sinal de que estávamos a chegar à Ericeira. Mas é bem mais longe o moinho onde vou com frequência : é o moinho da povoação de Caixeiros, nos arredores de Santa Cruz. Foi construído em 1836 e recuperado pela Junta de Freguesia e pela Câmara Municipal de Torres Vedras em 1987. Pode ser visitado e compra-se farinha ( branca, integral, de milho), farelo ou vários tipos de pão confeccionado por métodos artesanais num edifício anexo. A farinha ( tipo 65), é óptima para fazer pão nas máquinas domésticas.Aqui perto, em Monsanto, também foram recuperados os Moinhos de Santana – adquiridos pela Câmara em 1942, restaurados em 1964/65 pela Associação Portuguesa dos Amigos dos Moinhos. Outros, como os Moinhos do Bairro do Caramão, os do Casalinho da Ajuda, o das Três Cruzes ou do Calhau, continuam degradados. No séc.XVIII “ contavam-se cerca de quatro dezenas de moinhos de vento no caminho que ligava a Junqueira e Belém a Monsanto”, número que cresceu até meados do séc. XIX – com cerca de 75 em laboração. O moinho saloio terá nascido em Lisboa e só depois “exportado” para a zona Oeste onde se concentra o maior número de moinhos de vento de toda a Europa.
Sabe-se pouco sobre a origem da comemoração do Dia Mundial dos Moinhos, mas sabem os que se dedicam ao estudo dos moinhos que há cada vez mais municípios empenhados na recuperação daqueles que têm nos seus Concelhos.
Pena que hoje, 7 de Abril, não tenha sido assinalado com a classificação dos moinhos como património – o IPPAR pensa nisso desde 1991 !!

1 comentário:

peonia disse...

Desconhecia este "dia". Concordo, porque os moinhos contém sempre uma certa dose de nostalgia!
Existia um moinho em Palmela,cujo espaço tinha sido transformado em casa e onde cabia tudo e mais alguma coisa. Falecidos os proprietários, o moinho foi vendido...Por isso, agradeço a identificação de moinhos que todos podemos visitar.