sábado, 10 de abril de 2010

Vénus e Mercúrio


Desde o início deste mês, Vénus e Mercúrio, os dois planetas mais próximos do Sol, podem ser vistos depois do pôr-do-sol, acima do horizonte – Vénus maior e mais brilhante, Mercúrio pequenino e avermelhado. Parecem muito perto mas … estão a 80 milhões de quilómetros um do outro ! E se Vénus se vê todo o ano como “estrela da manhã” ou “estrela da tarde”, Mercúrio raramente se observa a olho nu.
Os melhores dias foram aqueles em que os vi : nos dias 3 e 4. Mas até ao fim desta semana ainda lá estarão … a cerca de 151 milhões de km um, a 235 milhões de quilómetros outro. E ficamos “pequeninos” ao pensar que a luz que estamos a ver, foi emitida há 8 ou 14 minutos !
E pode aproveitar-se a observação para olhar “para cima” e ver, bem brilhante, a constelação Orion ( o Caçador) - em forma de trapézio e com 3 estrelas no meio, muito próximas – “ as 3 Marias” ; em “linha recta” a partir das “3 Marias”, está Sírius, a estrela mais próxima da Terra a seguir ao Sol ( da constelação Cão Maior). A sua luz leva 8,57 anos a chegar à Terra …

Seremos um Planeta privilegiado? Seremos assim tão importantes no contexto do Universo ? Ou …


Nota : como não tinha máquina capaz de tirar fotografias com tão pouca luz, procurei na Internet : na primeira Vénus aparece “tal qual” como se vê agora e Mercúrio está lá, junto ao horizonte, mais longe de Vénus e menos brilhante do que o vi ; a 2ª é uma imagem de Orion .

Sem comentários: