sexta-feira, 2 de abril de 2010

PROCISSÃO DOS HOMENS

De entre as muitas manifestações religiosas destes dias da semana santa, que todos os anos são noticiadas nos diferentes canais da nossa televisão, este ano, uma houve que me despertou a curiosidade. A Procissão dos Homens do Redondo, no Alentejo. Por um lado, não conhecia esta procissão, nunca ouvira falar dela. Por outro lado, as vozes que entoavam os cantos eram-me muito familiares e muito bonitas. Verifiquei que se tratava de um grupo do Redondo e que as vozes pertenciam ao Janita Salomé, ao irmão Vitorino e certamente a outros familiares a que se juntavam muitos homens alentejanos. Prestei mais atenção e fiquei a saber que se trata de uma manifestação religiosa tradicional daquela região, que se realiza todos os anos, por esta altura e que tem a particularidade de não ter nem imagem de Cristo nem contar com a presença de um padre, como nas outras procissões. É uma tradição que remonta ao século XVIII, quando os homens faziam a Visitação das Igrejas da Vila. Ao que parece, o actual pároco do Redondo, que nem sequer é filho da terra, não vê com bons olhos esta manifestação popular mas o povo quer e mantém-na de forma sentida, porque é sua e porque representa uma das formas genuínas de manifestar a sua crença.
Aqui fica o apontamento que captei para os que não puderam acompanhar esta manifestação em directo. Fica como testemunho do poder de uma vontade popular forte e convicta.






2 comentários:

Dylan disse...

Não conhecia. Obrigado pela dica.

goiaba disse...

Ouvi a notícia distraída e achei muito interessante - fiquei com pensa de não ter ouvido bem. Ainda bem que te lembraste de deixar aqui um apontamento.
bjinho