quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Dia Mundial da fotografia - 19 de Agosto

Para lembrar e reflectir aqui fica um pequeno texto de conteúdo histórico publicado por Rui Aperta na página do sapo.

“Faz 171 anos que a fotografia se tornou open source. Foi a 19 de Agosto de 1839, que a patente da fotografia foi oferecida ao Mundo pelo governo francês. Desde então o dia tem sido celebrado como Dia Mundial da Fotografia.

Louis Daguerre descreveu minuciosamente o seu processo de criação de uma impressão fotográfica a 9 de Janeiro de 1839, na Academia de Ciências e Belas Artes, em Paris. A 19 de Agosto desse mesmo ano, o Governo francês adquiriu a patente do processo baptizado com o nome de Daguerreotipia, em troca de uma pensão estatal vitalícia a Louis Daguerre.

Apesar de não ter sido o primeiro processo fotográfico, a Daguerreotipia foi o primeiro processo fotográfico realmente bom, tendo-se tornado um sucesso imediato. Rapidamente, os grandes centros urbanos da época ficaram repletos de daguerreótipos.

O Dia Mundial da Fotografia serve para nos lembrar quão especial uma fotografia pode ser na nossa vida e memória, e de que houve um tempo em esses preciosos momentos não podiam ser capturados ou partilhados.

Se a invenção da escrita marcou a fronteira entre a pré-história e a história, a invenção da fotografia alterou para sempre a maneira como lidamos com a nossa memória colectiva e pessoal.”


3 comentários:

goiaba disse...

Não sabia da data nem muita da história. Gostei.
( este comentário tb é para estrear aquele brinquedo novo).
Espero que em Outubro possamos apanhar ouriços ...
bjinho

peonia disse...

Obrigada pela lembrança desta data... determinante para outras "conquistas" técnicas. Espero continuar a apreciar boas fotografias vossas!

Rosa dos Ventos disse...

Passou-me a data!
Gostei da informação...

Abraço