domingo, 1 de agosto de 2010

Histórias Boas do Mundo 28

A EDP, em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, vai fornecer electricidade ao maior campo de refugiados do mundo, em Kakuma, no Quénia. Com este projecto cerca de 100 mil refugiados vão ter condições para montar bombas de água e criar hortas, fazer reflorestação, ter iluminação adequada, segurança, melhores condições nas escolas …
Os primeiros painéis solares estão a ser montados e o projecto estará completo até ao fim do ano. Do êxito deste projecto dependerá a implementação de novas bandas de painéis solares noutros campos de refugiados – já há consultores a estudar condições de implantação nos mais de 300 campos de refugiados existentes.

Finalmente foi inaugurado, no dia 30, o Museu do CÔA, depois de 15 anos de promessas e 7 ministros da cultura!
É o segundo maior museu do País, ultrapassado em área pelo Museu de Arte Antiga de Lisboa. Construído “ em gruta” disfarçada na paisagem foi concebido para nos “ dar uma ideia da imensidão e diversidade da arte rupestre do Côa “ - para visitar lá mais para o Outono …

SÃO HISTÓRIAS BOAS NUM VERÃO QUENTE e cheio de histórias más de incêndios ateados, quase sempre, por incúria ou malvadez.

Nota : Encontrei esta foto numa reportagem sobre Kakuma, com a legenda que se transcreve :

“Meu nome é Geedi. Eu sou somali, mas nunca estive na Somália. Eu tenho um pai, mas eu nunca o vi. Eu não moro em uma aldeia, nem em uma cidade. Eu moro em um campo de refugiados. Não existem cercas de verdade ao redor do lugar onde moro. Mas eu nunca saí daqui.”

1 comentário:

ZIA disse...

Histórias boas que nos dão muito que pensar. Quando é que se torna urgente e inadiável acabar com tantas e mais situações injustas no mundo?
BJS
ZIA