quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Curiosidades …

“Antes de saberem cultivar a terra, os europeus moíam sementes e raízes para fazer “bolachas” – lê-se numa notícia divulgada pelo site “Ciência Hoje”. E acrescentam :
“As pessoas que povoavam a Europa há 30 mil anos eram capazes de produzir alimento de forma mais sofisticada do que se pensava. Ainda antes do cultivo de cereais se ter disseminado, o que aconteceu há 10 mil anos, o ser humano produzia farinha a partir de uma grande variedade de plantas.”
“A farinha obtida com a moagem era depois misturada com água e cozida, obtendo-se assim um alimento de alto conteúdo energético, que se conservava durante muito tempo e era fácil de transportar. Os caçadores-recolectores do Paleolítico podiam assim garantir o seu abastecimento mesmo quando as condições climáticas, ou outras, eram adversas”
Esta descoberta contraria a ideia de que, no Paleolítico, a alimentação era apenas à base de carne e gorduras sendo pobre em hidratos de carbono.
O estudo foi publicado na «Proceedings of the National Academy of Sciences» depois dos investigadores do Instituto Italiano de Pré-História e Proto-História de Florença terem encontrado restos de grãos e diferentes plantas selvagens ( raízes, sementes e rizomas), em utensílios idênticos a almofarizes e pilões. A datação por “carbono 14” indicou 30 mil anos de antiguidade.
As amostras que fizeram parte do estudo foram recolhidas em sítios arqueológicos de Itália, República Checa e Rússia.

A equipa reproduziu o processo de moagem num pequeno vídeo :

Sem comentários: