domingo, 24 de outubro de 2010

Histórias Boas do Mundo 40

Fechamos este ciclo de “ 40 Histórias Boas do Mundo” com uma História Boa porque tem um final feliz … a Lenda do Chá – a da origem da planta do chá :

“ Um sábio do sul da Índia chamado Bodhidharma viajou pela China por volta do séc.VI e costumava meditar sentado diante de uma parede branca. Durante um dos seus prolongados períodos de abstracção mental descobriu, contrafeito, que estava a ficar ensonado. Cortou então as pálpebras e deitou-as fora. Estas ganharam raiz onde caíram e uma planta, até então desconhecida, cresceu no local. As folhas dessa planta tinham a virtude de conservar um homem desperto” ( em “Um Eremita nos Himalaias” de Paul Brunton)

Outra História Boa do Chá é a do papel que tivemos na expansão do hábito de beber chá. Foi nos finais do séc.XV que as naus portuguesas trouxeram para Lisboa carregamentos de chá que depois eram exportados para outros países da Europa. O monopólio durou pouco, mas FOI.

E também é uma História Boa do Chá sabermos que um dos melhores chás do Mundo é produzido nos Açores ( S. Miguel) : o Chá Gorreana que foi, durante muitos anos, a única plantação de chá da Europa. O chá apareceu na ilha por volta de 1820 ( sementes do Brasil) mas foi com o apoio de chineses e das novas sementes que trouxeram, que a plantação começou verdadeiramente ( 1878). Em 1883 produziu-se o primeiro quilo de chá seco!

Sem comentários: