domingo, 14 de novembro de 2010

Boas Notícias de Novo – 3

-Foi descoberto um marcador do gene ABCC9 que determina o tempo de sono adequado a cada um de nós … E é assim que “quando lhes é permitido dormir o quanto quiserem, os que têm duas cópias da versão deste marcador dormem seis por cento menos do que os que têm a outra versão”. E também se provou que, quanto maior é a massa corporal de um indivíduo, menos este precisa de dormir ( e eu que julgava o contrário!).
O estudo foi apresentado esta semana por investigadores da Universidade de Munique na reunião anual da Sociedade Americana de Genética Humana, em Washinton.
E pronto : quem precisa dormir muito está justificado!
- Duas investigadoras da Gulbenkian desenvolveram trabalhos distinguidos com os Prémios Pfizer 2010 – um trabalho sobre o desenvolvimento e evolução do sistema músculo-esquelético e outro sobre a malária cerebral em crianças.

- E não é que um investigador português (Pedro Reis) no Instituto de tecnologia de Massachusetts ( MIT) e um seu colaborador descobriram que os gatos são verdadeiros cientistas na arte de beber água ?!!
Ao observar a forma como bebem, questionaram-se e investigaram e …
“Descobrimos que utilizam um método muito sofisticado ao nível da mecânica de fluidos. Trata-se de um processo dinâmico e muito rápido, pelo que conseguem dar quatro lambidas por segundo “. Concluíram que os gatos conciliam, ao beber, forças da gravidade e da inércia , sendo os animais mais rápidos nessa habilidade. Quando bebem, há um equilíbrio entre a inércia – movimento vertical induzido pela língua do gato – e a gravidade. A coluna do líquido que está a ser ingerido forma-se por acção da primeira força, que inicialmente “vence” a gravidade. Depois, à medida que o seu volume aumenta, a força da gravidade ganha mas … outra das “proezas” dos gatos consiste no facto de fecharem a boca no exacto instante em que o volume da coluna é máximo, de forma a optimizar o processo !! “Conseguem assim, instintivamente, explorar a mecânica de fluidos de uma forma brilhante” – dizem os investigadores .Acrescentam que este estudo e os seus resultados podem vir a ser aplicados “no desenvolvimento da robótica flexível”.

( não faço ideia do que isso seja mas que gostei da minha espécie ser tão Sábia, GOSTEI! – pensou o Amon quando soube da notícia e achou que merecem a única fotografia do dia )

Nota : notícias e foto da “Ciência Hoje”

Sem comentários: