segunda-feira, 1 de novembro de 2010

E as mulheres continuam …


Mais uma vez é eleita uma mulher Presidente da República e mais uma vez se depositam esperanças numa forma diferente de “fazer política”. Não fora a governação depender mais de interesses e grupos económicos do que de programas bem intencionados e esta podia ser mais uma Boa Notícia.

Dilma Rousseff foi eleita a 1ª Presidente da República no Brasil e porque se bateu por um mundo mais justo e equilibrado, vamos ter Esperança de que consegue atingir os objectivos que traçou e dos quais faz parte a valorização da mulher.
Na América do Sul outras mulheres foram e são Presidentes em regimes presidencialistas onde o Chefe de Estado é também chefe do Executivo ( Isabel Peron, Michelle Bachelet, Cristina Kirchner, Violeta Chamorro … ) – na Argentina, Chile, Nicarágua, Panamá, Costa Rica.

Na Europa, na Ásia, em África, a lista de presidentes e primeiro-ministro no feminino é muito grande e de muitas ficou memória : a primeira Presidente eleita foi no Sri Lanka , Sirimavo Bandaranike em 1960 ; Golda Meir, primeira-ministra de Israel em 1969 ; Maria de Lourdes Pintassilgo, primeira- ministra de Portugal em 1977 ; Indira Ganghi primeira-ministra da Índia, em 1966 e 1980; Corazon Aquino , presidente das Filipinas em 1986 ; Benazir Bhutto , primeira-ministra do Paquistão em 1988 e 1993; Mary Robinson, presidente da Irlanda em 1990 ; Gloria Arroyo , presidente das Filipinas em 2001 ; Mame Madior Boye, primeira- ministra do Senegal em 2001 ; … A lista é muito grande e de muitas não sei se alguém tem memória.
De 2005 a 2010, foram ou são mulheres as presidentes ou primeiro-ministros dos seguintes países : Alemanha, Ucrânia, Suiça, Libéria, Coreia do Sul, Jamaica, Índia, Argentina, Federação da Bósnia e Herzegovina, Moldávia, Lituânia, Costa Rica, Trinidad e Tobago e Austrália.

Em alguns países mais de uma vez foram eleitas mulheres para chefe de Estado ( Argentina, por exemplo), mas a Irlanda foi o primeiro e para já único país, a ter uma mulher sucedendo a outra para o cargo de Presidente – a Mary Robinson sucedeu Mary McAleese em 2004 .
A eleição de um novo Presidente não devia merecer atenção especial por ser mulher ou negro – mas ainda nos leva a escrever e a pensar que é um acto “extraordinário” !! … Que Dilma Rousseff não nos desiluda.

2 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

Não quero "estragar-te" o entusiasmo mas a percentagem de mulheres em lugares-chave continua a ser diminuta!
Que seja muito bem sucedida, a Dilma, para bem do Brasil e do mundo por arrastamento!

Abraço

ZIA disse...

Que a sociedade altamente machista, conservadora, com grande defice de valores e profundamente economicista não se interponha e deixe a Dilma concretizar o seu programa com prioridade à diminuição da pobreza e da corrupção num dos países mais prometedores dos nossos tempos. Tenho tanta curiosidade de ver como vai ser e, como mulher, sinto-me muito recompensada.
Um abraço
ZIA