quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Curta homenagem a Orlando Ribeiro


Orlando Ribeiro nasceu a 16 de Fevereiro de 1911. É considerado o fundador da Geografia de Portugal do século XX e é o geógrafo mais conhecido internacionalmente. Formou-se em Geografia e História mas também foi geólogo e um fotógrafo excepcional, um melómano, um desenhador de tudo o que observava, um professor atípico. Adorava vulcões e são dele as reportagens iniciais e o estudo da erupção do vulcão dos Capelinhos ( junto à ilha do Faial ) e do vulcão da ilha do Fogo.

Como investigador tinha uma forma peculiar de fazer Geografia Física e sobretudo Geografia Humana . Percorria o país num Renaut 4L, acompanhado da mulher ( Suzanne Daveau, geógrafa) ou de discípulos ( vários ou um ou outro mais disponível). Contactava directamente as populações, recolhia tradições, registava práticas e, desde que comprou uma “Leica” passou a recolher imensos registos fotográficos ( há cerca de 11 mil imagens a preto e branco) que juntava às notas e desenhos dos seus famosos “cadernos de campo”.
Os seus estudos estenderam-se as ex-colónias, ao Brasil, México, Marrocos e Egipto.
O seu livro mais conhecido e que pode ( e deve) ser lido por todos é “Portugal, Mediterrâneo e o Atlântico” mas também são muito conhecidos os seus estudos sobre a Arrábida – zona pela qual tinha uma grande “paixão” tal como pela Beira Baixa ( zona de transição entre o Norte e o Sul).

Foi meu professor nos anos 60. Gostava das suas aulas teóricas, admirava o seu Saber mas não gostava da forma como se relacionava com os alunos “que não o seguiam incondicionalmente”. Nos exames desses alunos fazia perguntas insólitas e queria respostas insólitas . “ O que usam as mulheres marroquinas debaixo das saias? “ ( imaginei alguma coisa excepcional e não respondi) ; “ calças, menina, calças”. Ou “ Porque está pintado de amarelo o Instituto Superior Técnico”? ( sei lá…) , “ porque é mais barato” …

Do professor, não gostei.
O Geógrafo e Geólogo, admirei. Fazia 100 anos.

3 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

Lembro-me dele, embora não tivesse sido meu professor!
Um homem muito sabedor segundo colegas de Geografia, creio que também dava algumas cadeiras na área de História ou estou enganada?

goiaba disse...

Dava aulas teóricas de Geografia Humana, cadeira de opção nos cursos de História - para além de Geografia Física e Humana nos cursos de Geografia.

peonia disse...

Também fui aluna do Prof. Orlando Ribeiro em Geografia Humana. Naquele tempo de escassos meios técnicos, a sua palavra conseguia retratar fielmente as diversidades culturais de esquimós, bosquímanes, etc... Mas, por vezes, sabia ser bem desagradável!...