domingo, 28 de agosto de 2011

Boas Notícias de Novo 42

Esta não pode deixar de ser a primeira Boa Notícia de hoje …

Uma equipa de cientista portugueses liderada pela endocrinologista Mariana Monteiro (Instituto de Ciências Bio-médicas Abel Salazar, Porto), conseguiu produzir uma vacina contra a “vontade de comer” … Passo a explicar : é uma vacina que trava a produção de grelina no estômago, responsável pela produção de 80% dessa hormona que actua depois no sistema nervoso central estimulando o apetite. Ora a vacina faz com que o organismo desenvolva anticorpos contra a grelina”. A vacina será sobretudo importante para as pessoas que fazem dieta e exercício uma vez que nessas circunstâncias, há a tendência do estômago aumentar a produção de grelina - daí o fenómeno ioiô.

Esperemos que os testes que ainda vão ser feitos em humanos tenham resultados positivos !!



E continuemos pelo “fantástico” em forma de Boas Notícias …

Uma equipa de investigadores da Universidade de Harvard admite ter encontrado, na Ilha de Páscoa (Chile), o elixir da eterna juventude, segundo um artigo publicado na revista «Science Translational Medicine». A descoberta aconteceu por acaso, enquanto desenvolviam um fármaco para diminuir a possibilidade de rejeição de órgãos transplantados.

O composto desenvolvido foi criado a partir de uma bactéria , descoberta no local, e que parece eficaz para reverter os danos provocados pelo envelhecimento no DNA.

Os cientistas acreditam ainda que o composto criado ( a rapamicina, nome dado em homenagem ao nome polinésio do arquipélago: Rapa Nui ),poderá servir para desenvolver o elixir da juventude, com a capacidade de anular os primeiros sintomas do envelhecimento.

No artigo, o grupo de trabalho refere ainda que o composto parece devolver ao organismo a força necessária para continuar a cumprir todas as suas funções, aumentando a duração das células e dos órgãos.



E apetecia-me ficar por aqui porque ando “deprimida” com a vida nacional e internacional mas aí vai uma noticiazinha normal e BOA :

“Investigadores portugueses desenvolveram um programa inovador de combate aos fogos, o FireTrack, que permite detetar incêndios em tempo real. Este projeto poderá pôr fim às dramáticas destruições massivas das chamas e resulta de uma parceria de várias empresas liderada pela MediaPrimer, de Coimbra.”

"Ao detetar condições potenciais de incêndio, ou uma ignição, o FireTrack comunica imediatamente a situação aos clientes do sistema, que poderão ser as autoridades competentes".

O FireTrack já foi testado em laboratório, no segundo semestre de 2010, onde os resultados foram positivos, tendo-se também realizado testes no início deste ano no Laboratório de Estudos sobre Incêndios Florestais, na Lousã.”

1 comentário:

Anónimo disse...

My God!!!
Vou comprar a 1ª vacina...
Beijo.
isa.