terça-feira, 23 de agosto de 2011

Museu do Arroz

Uma amiga das vizinhas inaugurou uma exposição de pintura no Museu do Arroz, situado na Herdade da Comporta. Foi aí que estivemos no sábado, com céu cinzento , alguns aguaceiros grossos, calor suficiente e a boa disposição habitual das vizinhas quando vão “de excursão” …

As instalações do museu ficam numa antiga fábrica de descasque de arroz, datada de 1952 e que funcionou para descasque desse cereal até 1992. No mesmo edifício está também um restaurante chamado “Museu do Arroz”, mais antigo do que o Museu e que, segundo o que li num site sobre ele, é para evitar … “come-se mal, paga-se caro e é-se mal atendido”.
Quanto ao Museu, repartido por 3 pisos e inaugurado no início de Julho deste ano, vale a pena visitar : com recurso a imagens, máquinas e utensílios antigos recuperados, com a ajuda de textos de apoio é possível reconstituir como se fazia o descasque e a “limpeza” do arroz. Também é feita uma cronologia histórica da herdade e “é recordada a vivência na aldeia da Comporta e os espaços lá existentes, como a cantina, o talho, a padaria, a barbearia ou a casa de costura, assim como diversas oficinas (serralharia e carpintaria) e profissões entretanto já caídas em desuso, como a de forjador “.
Tão importante como o Museu é ver os extensos campos de arroz, os sapais salpicados de aves, os barquitos aquí e além, os muitos pinhais de pinheiro manso em terreno arenoso , um ou outro eucaliptal, muitos cursos de agua e canaviais, ninhos e ninhos de cegonhas empoleirados em postes de electricidade ou noutros a eles destinados.

Fosse um dia de sol e teriamos ido procurar uma praia … que as há muitas nos 12 km de costa que tem a Herdade e famosas pelas gentes que as procuram e os equipamentos que disponibilizam …



2 comentários:

MM - Lisboa disse...

Ora..
Por acaso já ando há imenso tempo a pensar ir ao restaurante...
(tinham-me dito que a comida era boa e o espaço muito interessante!!)
Não sabia que existia um museu anexo!

ZIA disse...

Gostei bastante de ir até lá por várias razões, a saber: pelo passeio, pela companhia, pelos arrozais, pelas cegonhas do caminho, pelo museu, pela exposição e pelo brilho nos olhos da Isabel, tão contente de nos ter por perto!
Bjs
ZIA