quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Pelo Miradouro de Santa Catarina

Na voltinha de sábado passado, depois de muita andança fomos ter ao Miradouro de Santa Catarina, para admirar a vista e sacar umas fotos, um dos objectivos do passeio.


O dia estava lindo, numa primavera antecipada e muito bem aproveitada pelo grande número de estrangeiros que ocupavam literalmente tudo o que havia de lugares sentados, na esplanada do quiosque e bancos do jardim do Adamastor.
Elevador da Bica
A vista sobre o Tejo fica bem aquém do que se espera. Culpa do alto gradeamento que delimita a área e também da construção desajeitada ou mesmo caótica que nos fere a vista a toda a volta. Depois de admirar o que se pôde, voltámo-nos para a estátua do Adamastor.



Para mim, ela ilustra bem o mítico gigante referido por Luís de Camões n´Os Lusíadas e por Fernando Pessoa no Poema Mostrengo. Representa as forças da natureza contra os marinheiros portugueses liderados por Vasco da Gama, sob a forma de uma terrível tempestade. - “Não acabava, quando ua figura/ se nos mostra no ar, robusta e válida, /de disforme e grandíssima estatura; /o rosto carregado, a barba esquálida, /os olhos encovados, e a postura /medonha e má e a cor terrena e pálida; / cheios de terra e crespos os cabelos, /a boca negra, os denteis amarelos…. /Arrepiam-se as carnes e o cabelo, / a mi e a todos, só de ouvi-lo e vê-lo! “.

Para a Lis, que não gostou muito da estátua, ele devia ser menos agressivo, menos medonho. Percebi que a artista preferia ver representado o lado mais humano deste gigante, vítima de uma fraqueza, um amor impossível como nos conta a lenda. Apaixonou-se por Tetis, que o rejeita por ser muito feio, mas que é sempre ambígua nas suas atitudes. Uma noite, iludindo o gigante, quando ele pretende beijá-la e a abraça a deusa decide transformá- lo num duro rochedo, no meio do mar por onde ela continua a banhar-se, atormentando-o.

Assim, concluímos que deviam ter sido duas as estátuas para representar o Adamastor!

Ainda passámos pelo Museu da Farmácia cuja visita ficou adiada para uma próxima saída. Pelo que vimos do exterior deve valer bem a pena e tem uma boa e ensolarada esplanada para petiscar e preguiçar um bocadinho. Eu cá confesso-me cada vez mais fã da minha linda cidade!

Museu da Farmácia

1 comentário:

goiaba disse...

Hoje "fiz" o vosso passeio com a descrição que deixaste. Fiquei com uma vontadinha danada de passeios pelos arredores ...
bjinho