terça-feira, 22 de abril de 2008

Visita inesperada

Habituada a vê-los na praça, correndo em bandos, à procura de migalhas perdidas junto ao mercado, foi com surpresa que nesta tarde alguns pombos pousaram na minha varanda. Vê-los tão próximos e tão íntimos, curiosamente olhando-me, perturbou-me.
Queriam qualquer coisa, ou não. Talvez fosse uma reunião secreta, longe do grande grupo.
Passearam-se sobre o parapeito, exibindo as suas penas azuladas, peitos brancos acinzentados, olhos de contornos avermelhados.
Olhavam através da janela e viravam a cabeça com expressiva curiosidade. Estariam a pensar o mesmo do que eu?
Levei algum tempo para ter a iniciativa de os fotografar. Uma máquina fotográfica raramente está à mão.
Quando finalmente me decidi o bando riu-se e bateu asas. Ficou apenas um, por um instante, como a desafiar-me.
Fui buscar migalhas de pão que coloquei sobre o parapeito. Esperei, esperei, mas …eles, não voltaram.
Percebi então que tiveram uma reunião de emergência a muitos metros de altura para discutirem fora da vista dos coscuvilheiros do grupo, alguma manobra politica para derrotar os parceiros na próxima assembleia pombalina?!
Não sei se estarei a ser influenciada pelo clima político do momento…

1 comentário:

SPES disse...

Que post delicioso!
Faz-me lembrar os tempos em que a minha mãe dizia, no caminho entre São Pedro de Estoril e Lisboa, que as andorinhas que víamos juntas em bando iam para casa beber o Nesquick como eu fazia todas as manhãs...
Saudades desses momentos deliciosos e inocentes em que acreditava que as andorinhas bebiam Nesquick :)