
- Na Póvoa do Varzim está em curso uma experiência de instalação de um Sistema Solar Termodinâmico (“Energie”), que capta energia com sol, vento ou chuva, de dia ou de noite. O projecto é apoiado pela Câmara, mas deve-se a dois estagiários da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (ESEIG). Trata-se de painéis de 3ª geração, únicos no Mundo, que já têm uma quota de 60% do mercado nacional e com expansão para diversos países da Europa. A diferença fundamental, relativamente aos outros sistemas, reside na substituição da água pelo “klea” como líquido utilizado nos geradores – o klea é o líquido usado em frigoríficos e aparelhos de ar condicionado
(SUPERinteressante, Dez.2008)
(SUPERinteressante, Dez.2008)
- A equipa de Elvira Fortunato da Fac.Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, depois de ter descoberto a possibilidade de fazer transístores em papel, regista uma nova patente: armazenagem de informações em fichas de papel durante 14 mil horas (ano e meio). São usadas as “fibras celulósicas naturais, compactadas em camadas”, tipo papel de arquitecto, que, simultaneamente, conduzem e armazenam informação. Estes novos chips serão mais baratos e com um potencial de aplicação superior aos actuais e podem servir para identificação de produtos para venda, identificação de bagagens, dispositivos de segurança, selos para leitura electrónica, …) (Expresso, 22/11)
- Na 6ª feira foi a ante-estreia de “West Side Story”, no Politeama, com encenação de Filipe La Féria. Até 5 de Dezembro as sessões só estarão parcialmente abertas ao público porque irá decorrer um período promocional.
A peça é adaptada e representada em Portugal mais de meio século depois da estreia do original na Brodway.
(Global, 25/11)

- A partir da próxima semana, o Oceanário vai ter um novo espaço: “Um Planeta, Um Oceano” que apela à responsabilidade de cada um na defesa dos oceanos.
(Visão, 27/11)

- Francis Obikwelu criou uma fundação para ajudar jovens desprotegidos que revelam talento para o desporto. Cumpriu um velho sonho e é a sua forma de dizer “obrigado”.
(Visão, 27/11)
- Elsa Freitas, de 19 anos, com espinha bífida e com transplante de rins em 2001, é a primeira pessoa com deficiência motora a integrar, por mérito, um curso de dança no Conservatório, neste caso o da Madeira. E é com um empenho invulgar que, todos os dias, a Elsa frequenta as aulas de dança clássica e moderna.
(Expresso, Actual, 27/11)
- A indústria portuguesa de calçado continua a reforçar a sua posição nos mercados internacionais, apesar da crise, tendo registado um crescimento de 2% nas exportações, enquanto a Itália e a Espanha registaram quebras de 9% e 12%.
(Expresso, Economia, 27/11)
- Na 6ª feira foi a ante-estreia de “West Side Story”, no Politeama, com encenação de Filipe La Féria. Até 5 de Dezembro as sessões só estarão parcialmente abertas ao público porque irá decorrer um período promocional.A peça é adaptada e representada em Portugal mais de meio século depois da estreia do original na Brodway.
(Global, 25/11)

- A partir da próxima semana, o Oceanário vai ter um novo espaço: “Um Planeta, Um Oceano” que apela à responsabilidade de cada um na defesa dos oceanos.
(Visão, 27/11)

- Francis Obikwelu criou uma fundação para ajudar jovens desprotegidos que revelam talento para o desporto. Cumpriu um velho sonho e é a sua forma de dizer “obrigado”.
(Visão, 27/11)
- Elsa Freitas, de 19 anos, com espinha bífida e com transplante de rins em 2001, é a primeira pessoa com deficiência motora a integrar, por mérito, um curso de dança no Conservatório, neste caso o da Madeira. E é com um empenho invulgar que, todos os dias, a Elsa frequenta as aulas de dança clássica e moderna.(Expresso, Actual, 27/11)
- A indústria portuguesa de calçado continua a reforçar a sua posição nos mercados internacionais, apesar da crise, tendo registado um crescimento de 2% nas exportações, enquanto a Itália e a Espanha registaram quebras de 9% e 12%.(Expresso, Economia, 27/11)



O tapir sai todos os dias para a caça às 15 horas precisas e o urso formigueiro não procura os ninhos de térmitas enquanto não forem 17 horas.




e “Bibi”, o aldrabão

- O musical “Cabaret”, encenado por Diogo Infante, em cena no Teatro Maria Matos, já foi visto por mais de 20 mil pessoas. Vai prolongar a permanência em cena até Fevereiro de 2009. (Ainda estamos a tempo …)
- A Escola Secundária Anselmo de Andrade, em Almada, é a primeira a receber a certificação do Programa EuroLifeNet – Ambiente, Saúde e Cidadania. A entrega do prémio aconteceu no dia 17 de Novembro.
- O fato da Speedo com que Michael Phelps ganhou oito medalhas nos Jogos Olímpicos, foi criado e fabricado em Portugal. Foi considerada pela Time uma das 50 “melhores invenções” do mundo em 2008. Está de parabéns a fábrica Petratex, com sede em Paços de Ferreira.
- Lisboa, capital da Arte por cinco dias! É verdade, 70 galerias decidiram instalar-se no espaço FIL e divulgar o que se está a fazer por cá. De acordo com os organizadores serão mostradas propostas artísticas de grande actualidade e qualidade. Até 2ªfeira, das 16.00 às 23.00 e o bilhete de entrada custa 8€. 












- A Organização Mundial de Saúde (OMS), no encerramento do Congresso Nacional de medicina Tradicional Chinesa que decorreu em Pequim, recomenda que os governos dos diversos países estabeleçam mecanismos de licenciamento e acreditação daquelas práticas.
- A Repsol promove a inclusão profissional tendo posto em marcha um programa de estágios destinados a portadores de deficiências. Para já, a campanha arrancou e Lisboa e já estão seleccionados 5 estagiários que entram em breve em formação na área do atendimento aos clientes, em várias estações de serviço.


- Au Fil du Temps – percurso fotobiográfico de Maria Helena Vieira da Silva, integrado no centenário do nascimento da pintora, reúne um conjunto de documentação inédita que permite conhecer o percurso de vida e a evolução da obra de Vieira da Silva. Praça das Amoreiras, 56/58, até 29 de Março, com entradas gratuitas ao domingo.
- As melhores castanhas assadas, das ruas de Lisboa, encontram-se, segundo os entendidos, na Praça de Londres, à esquina com a Avenida Paris e quem as vende é o veterano dos vendedores ambulantes. Quando começou a vender castanhas tinha 16 anos e era conhecido como o «puto das castanhas». Segundo ele, o segredo está mesmo na qualidade do fruto e os que ele vende vêm do Minho, da Beira-Alta e de Trás-os-montes. Aqui fica a sugestão para quem por lá passar. (TimeOut, 12/11/08)