domingo, 9 de novembro de 2008

BOAS NOTÍCIAS 15

- O Governo alargou às autarquias a possibilidade de produzirem biocombustíveis, com direito a benefícios fiscais. Foi, assim, dada razão ao autarca da Ericeira, Joaquim Casado, sancionado por não pagar imposto pelo biocombustível que produziu. (Global, 7/11)
- O Fluviário de Mora foi distinguido com o prémio International Architecture Awards 2008 – Chicago Athenaeum. A obra é da Promontório Arquitectos.
(Global, 7/1)
- Reabriu a 7/11 o Museu da Marioneta, em Lisboa, depois de obras de remodelação e uma nova instalação no Convento das Bernardas na Rua da Esperança (cedida pela CMLisboa). Apresenta uma nova colecção de marionetas e máscaras do coleccionador Francisco Capelo mas vale a pena visitar outras colecções: os “bonecos de Java”(marionetas tailandesas), marionetas de sombras ( indonésias, chinesas e turcas), máscaras pintadas de ouro (asiáticas), marionetas de água (vietnamitas), marionetas portuguesas e europeias. (D.Notícias, 7/11)
- Investigadores portugueses, chefiados pela investigadora Maria Mota do Instituto de Medicina Molecular em Lisboa, descobriram cinco proteínas responsáveis pela progressão da malária. ( Diário Digital, 7/11) -Jacinto Lucas Pires venceu o Prémio Europa - David Mourão Ferreira, atribuído pela Universidade de Bari e pelo Instituto Camões. O prémio vai permitir a tradução e publicação das suas obras nos países da União Europeia e do Mediterrâneo (Público, 7/11)

- O Jardim Botânico de Lisboa, situado na rua da Escola Politécnica, faz 130 anos e quer que os lisboetas se voltem a lembrar dele, visitando-o e descobrindo a biodiversidade do seu espaço. Actualmente, o jardim conta com 20 mil plantas e arbustos num espaço de cerca de 4 hectares, onde se desenrolam, igualmente, várias actividades culturais. (TimeOut, 5/11)
- Começou a ser comercializada nas lojas Modelo e Continente a Earth Water, uma embalagem de 1L de água, a 59 cts. As receitas da venda vão reverter para programas de gestão da água nos países em vias de desenvolvimento.
(TimeOut, 5/11)

1 comentário:

Anónimo disse...

Excelentes informações. Parabéns pela escolha.
Abracinhos.
isa.