domingo, 19 de abril de 2009

Boas Notícias 37


- Na Rua Dr. Luís de Almeida e Albuquerque, no número 6, e nas instalações da antiga Pensão Residencial Santa Catarina no Bairro Alto lisboeta, até ao final do mês vai ser inaugurado o primeiro hotel de baixo custo da capital.
Um ambiente "agradável, aconchegante, limpo" e com "iluminação perfeita" são os adjectivos que pretendem caracterizar um hotel low-cost no Bairro de Santa Catarina, em Lisboa, dirigido a jovens e turistas que voam em companhias de baixo custo.
( Lusa, 15/4) - A Google começou a recolher imagens das principais ruas de Lisboa e Porto, para proporcionar até ao final do ano, no Google Maps, a visualização ao nível do solo das ruas. Já começaram a circular, em Lisboa e Porto, carros com máquinas fotográficas especiais para fotografarem, em 360 graus, todas as principais ruas destas duas cidades.
(Ciência Hoje)
- A Câmara de Vila Verde e o Centro de Computação Gráfica da Universidade do Minho vão construir uma «Casa do Conhecimento», um projecto de 2,5 milhões de euros, financiado por fundos comunitários. Segundo o presidente da autarquia, José Manuel Fernandes a infra-estrutura é "o primeiro e mais inovador projecto nacional nas áreas da informação e formação no âmbito da era digital" e terá as valências de teatro virtual, CAVE (Ambiente Automático Virtual), área de exposição interactiva, salas de formação, sala internet e hi-fi.
(Ciência Hoje) - A Medicina Nuclear apresenta múltiplas possibilidades terapêuticas, ainda mal exploradas, mas no futuro permitirá ver as células, as suas funções e a evolução da doença a partir do exterior. Ao proferir a conferência inaugural nas comemorações dos 20 anos da Medicina Nuclear nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), o especialista Pedro de Lima disse que com os avanços em curso será possível perspectivar “um futuro altamente promissor”.
(Ciência Hoje)

- Portugal e o Irão chegaram a um acordo para o restauro dos castelos portugueses no Sul do Irão. ou seja, a fortaleza de Ormuz, uma das três grandes praças-fortes da presença portuguesa no Oriente e a fortaleza de Qeshm, ambas situadas em pequenas ilhas no Golfo Pérsico.(Público, 18/4)

- A modalidade de "Robôs com Pernas" do Campeonato Mundial de Robôs Bombeiros, realizado esta semana no Trinity College, em Hartford (Connecticut), nos EUA, foi ganha por uma equipa portuguesa do pólo da cidade da Guarda da Associação Portuguesa das Crianças Sobredotadas É a primeira vez que Portugal participa neste campeonato, onde concorreu contra equipas de muitas universidades norte-americanas e de países como a China e Israel.
Este grupo já tinha ganho a edição portuguesa do Concurso Nacional do Robô Bombeiro de 2008, organizado pela Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico da Guarda, nas modalidades "Robôs com Pernas" e "Standard".
( Expresso,18/4) - A Unesco lança, no dia 21 deste mês, em Paris, a Biblioteca Digiral Mundial- um site onde se poderá encontra, gratuitamente, um grande conjunto de livros e documentos sonoros provenientes de arquivos de todo o mundo, disponíveis em sete línguas, entre elas, o português.
(Visão,16/4)
- No dia 22, quando se comemorar o Dia da Terra, 7 milhões de pacotes de açúcar irão chegar às mãos dos portugueses com um apelo à mudança na nossa relação com o planeta. É uma ideia conjunta da Quercus e da Delta Café, destinada a mobilizar os cidadãos nacionais para uma boa vizinhança ambiental com os outros países. Fique atento às mensagens doces!
(Visão,16/4)

Sem comentários: