quinta-feira, 2 de abril de 2009

EXTERNATO EDUCAÇÃO POPULAR – os espaços

Em Monsanto, entre o Bairro da Liberdade e o Bairro da Serafina, numa localização privilegiada, erguem-se os edifícios que constituem o Externato Educação Popular : no primeiro, mais velho e degradado, funciona o 1º ciclo;o 2º bloco, erguido com o esforço da irmã Ester, religiosa da Congregação “Amor de Deus” que, durante várias décadas, foi professora e dirigiu o Externato ( até há 8 ou 9 anos) . Este bloco foi, até há 4 anos, espaço para os 2º e 3º ciclo e creche .
Faltava um ginásio, laboratórios de Ciências e Físico-Química, espaço para ATL’s e mesmo melhores condições para as aulas relacionadas com disciplinas específicas como: Educação Visual (pois só havia um espaço) e Educação Musical .
A irmã Ester sonhou com um novo edifício, juntou dinheiro, fez-se o projecto.

O início da construção atrasou-se e, entretanto, foi reorganizada a Direcção do Colégio, com partilha de funções entre a Associação Educação Popular e a Congregação “Amor de Deus”.
A nova organização conduziu a uma Direcção Executiva que tem sido desastrosa e a quem coube a construção do novo edifício . Posto a concurso para ATL’s , depois de construído foi-lhe dado outro destino: o 2º e 3º Ciclo.
Sem consulta a pais, professores, funcionários ou Assembleia da Educação Popular. Desalojados do edifício antigo, professores e alunos do 2º e 3º ciclo passaram a trabalhar neste novo espaço, com escadas estreitas para o fluxo de alunos que têm que subir e descer dois pisos de 90 em 90 minutos, com salas estreitas com luz natural nas costas dos alunos e professores a trabalhar em contra luz . Acabado de construir e de habitar, logo apresentou deficiências tais como fendas e outras “mal-formações” …Neste Inverno, infiltrações no Ginásio fizeram levantar parte do pavimento. A responsabilidade da má construção é naturalmente do construtor mas … terá sido assumida?
O laboratório não foi activado nem nunca teve água canalizada, servindo, até aos dias de hoje, como sala de reuniões e exposições escolares ou outras actividades. A inspecção aprovou ?! Nunca se sabe…
Com a construção do novo edifício as condições de trabalho de alunos e professores não melhoraram e aspectos para uma boa funcionalidade geral não constituem preocupação para a Direcção Executiva e sobretudo Pedagógica.. As aulas de Ciências Naturais, Ciências da Natureza e Físico-química são leccionadas no edifício antigo, numa sala onde mal cabem as turmas normais de 30 alunos e o material de laboratório e o lavatório são partilhados com os professores de Educação Visual por utilizarem o mesmo espaço. A inspecção viu ? Aprovou ? Talvez …
As aulas de música continuam a ser leccionadas nas salas normais de aulas, sem equipamentos específicos .
A sala destinada ao Centro de Recursos nada mais é que uma sala com armários e livros , sendo que a maior parte dos livros não têm interesse para pesquisa ou leitura. Livros do “plano nacional de leitura”?!! . O material informático é obsoleto sem ligação à net nem manutenção. As aulas de TIC ,no edíficio antigo, decorrem numa sala pequena e arejada por uma ventoinha… Agora o problema deve estar resolvido porque os alunos podem usar os seus portáteis…

Quando chove os alunos não têm telheiro de resguardo, ficam nos corredores.
O Bar, se lhe pudemos chamar assim, fica no velho edifício, um espaço mínimo junto da creche onde os alunos se acotovelam. Não há sala de convívio para os alunos.
Para quem não conhece, existe um espaço grande entre um edifício e outro, o que obriga os alunos a fazerem esse percurso para irem ao bar ou até ao recreio onde podem brincar (jogar à bola, etc…) - o tempo de intervalo escoa-se e mal dá para respirar um pouco.
O sonho de melhorar condições físicas e pedagógicas com a construção do novo edifício, desabou.

Podia ser um Colégio onde alunos, professores e funcionários se sentissem inseridos num projecto comum. JÁ FOI . JÁ NÃO É.

O nosso desgosto é o de quem viu nascer o projecto e é solidário com a tristeza da Irmã Ester que nem sequer foi ainda homenageada como era de direito, por tudo o que fez em toda a sua vida ao serviço daquela instituição… e da Congregação “Amor de Deus”.

10 comentários:

Anónimo disse...

Quando se lê tudo isso fica uma mágoa! E aquele "Já foi.Já não é"
soa nos ouvidos de quem ñ tem poder para ajudar!Soa e dói.
Beijo.
isa.

goiaba disse...

Estes nossos apontamentos parecem uma cruzada contra os infiéis ... mas são um desabafo, uma denúncia despoletada pela prepotência recente, o deitar para fora o desgosto de deixar de acreditar em pessoas que deviam dar o exemplo e opôr-se a injustiças de quem é mal-formado e pouco digno. Se o Director Executivo é responsável, a Directora Pedagógica, religiosa de uma Congregação que se devia fazer respeitar porque quer ter um papel importante na Educação de jovens, é muito mais.
A "cruzada" não vai terminar. Tal como as da História, haverá mais ...
Se calhar devemos pedir desculpa a quem nos lê mas este blog também é um espaço de intervenção cívica e de divulgação destas "banalidades" ( devem ser bem comuns!)
Abraço

martip disse...

Todos temos a obrigação de divulgar estas "banalidades", sejam elas cometidas por quem for.O 1º edificio foi onde eu fiz a primária e tenho pena de não me lembrar, mas penso que a freira Ester poderá ter sido minha professora.
Cumprimentos

silvestre disse...

O q se passa, é uma violação dos Princípios do Estado de Direito, atentando directamente contra a DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA!Não se pode conceber q nos tempos que correm continue a existir situações como esta, que já foram ojecto de 2 decisões judicias em instâncias diferentes, ficando impunes quem as pratica e não sendo obrigados a cumprir a lei.( história triste )

lfspaulo disse...

O primeiro edifício (aquele meio cor de rosa) foi onde fiz o primeiro ciclo (com a Professora Céu, que deduzo que já não dê lá aulas) entre Setembro / Outubro de 1989 e Junho / Julho de 1993... Entretanto havia aberto há cerca de um ano o segundo edifício quando fui para o 5º ano. Já lá andava uma turma (que estava no 6º ano quando fui para lá... A minha turma era a segunda turma a ocupar esse novo edifício. Entretanto, até eu acabar o 9º ano sempre nos prometeram um ginásio gimnodesportivo (que apenas foi feito depois de eu sair de lá e ir para o ensino secundário! Sempre morei lá ao pé e sei que a maioria dos professores da altura já não estão lá, nem as mesmas freiras, nem as mesmas empregadas...

Mas sinto saudades, saudades da minha escola, da escola onde andei 9 anos... Muitas mesmo. E é "triste" saber como as coisas estão... :-( Acabei lá o 9º ano em Junho de 1998...

me disse...

Bem andava a pesquisar e deparei-me com este texto e daí comentar...realmente é triste que determinados projectos, criados para determinadas necessidades sejam momentaneamente aquilo para o qual foram concebidos...é realmente de pensar se a fiscalização e pior os serviços municipais passaram a licença de utilização para a utilização prevista ou para a utilização actual ;) Alguém me sabe dizer se a instituição vai futuramente ter mais obras?

me disse...

Bem andava a pesquisar e deparei-me com este texto e daí comentar...realmente é triste que determinados projectos, criados para determinadas necessidades sejam momentaneamente aquilo para o qual foram concebidos...é realmente de pensar se a fiscalização e pior os serviços municipais passaram a licença de utilização para a utilização prevista ou para a utilização actual ;) Alguém me sabe dizer se a instituição vai futuramente ter mais obras?

Unknown disse...

eu que fui aluno desta escola tenho magoa por ver a decadencia e no meu tempo ja la vao bastantes anos que foi em 93 e 94 que andei era uma maravilha nao sei como deram cabo desta escola a irma ester que foi pioneira e so se interesava pelo bem estar dos alunos tenho grandes recordacoes deste tempo ja agora se ouver algum antigo aluno que leia isto que me contacte se se lembrar do meu nome nuno mendes

Rodrigo disse...

Eu ando nesta escola,e é triste ouvir coisas que eu nem sabia sobre a escola onde andava.Sinto uma anseadade muito forte.

Unknown disse...

Eu fiz a crèche e a primaria nesta instituicao(1989-1997) fui aluna da irma maria dos anjos... Tenho muito boas recordacoes desta escola e desta GRANDE SENHORA que e a Irma Ester, sempre fez os possiveis por o bem estar dos alunos... Fico muito desgostosa de saber que as Irmas ja nao pertencem a instituicao...Se alguem tiver indicacoes onde se encontram as Irmas digam alguma coisa...
Beijos para todos os antigos alunos duma epoca tao linda