segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia Mundial da Floresta e Dia da Árvore, entre outras coisas


Desde 1972 que se comemora em Portugal no dia 21 de Março - que às vezes também é o início da Primavera. Este ano o tão desejado fim do Inverno foi no dia 20 e hoje os “dias” já têm mais uns segundinhos – até domingo em que por força de uma mágica que é a “mudança da hora”, temos mais “uma hora de dia” ao fim da tarde. Estou a animar-me!!

Lembrei-me de falar desta comemoração para lembrar que temos três florestas na lista para as “7 Maravilhas Naturais de Portugal” : a Paisagem Cultural de Sintra ( Património da Humanidade), a Floresta Laurissilva (Madeira) e a Mata Nacional do Buçaco.
Dado que as “7 Maravilhas Naturais de Portugal” pretendem sensibilizar para a necessidade de preservar o património e vivemos o Ano Internacional da Biodiversidade, aqui fica o sítio onde há as informações necessárias para escolher e votar :
http://www.7maravilhas.sapo.pt

Depois do êxito que parece ter sido o Projecto Limpar Portugal, pode ser que se passe a sujar menos (!!) e que cresça ânimo para novas campanhas que contribuam para a sustentabilidade ambiental do País – como o “Movimento Plantar Portugal” que estimulou a plantação de uma árvore no “Dia da Árvore” e pretende desenvolver iniciativas de protecção da natureza e de motivação para que se alterem comportamentos e atitudes nocivas ao Ambiente.

E acabei por lembrar os muitos “Dias da Árvore” que comemorámos na Escola: as exposições de trabalhos dos alunos, a ida aos Serviços florestais da Câmara para carregar dezenas de vasos com minúsculos pinheiros, a plantação de mini árvores e outras plantas. Experiências boas estas. E uma outra bem curiosa, passada anos antes noutra escola e de que só dei conta quando me leram a redacção de um aluno sobre o “Dia da Árvore” , mais ou menos assim : “ o “Dia da Árvore” é aquele dia em que uma turma vai plantar uma árvore, o Sr. Azevedo ( chefe do pessoal auxiliar) arranca a árvore e outra turma volta a plantar …” Espero que a criança tenha crescido percebendo que não se arranca a árvore que se planta !

1 comentário:

peonia disse...

É sempre positivo lembar a importância da árvore, mas este ano passou-me despercebida. Mea culpa.

Não pude deixar de sorrir com o comentário daquela criança...distraída ou mal esclarecida.